Existem muitas correntes que denigrem o Agronegócio no Brasil, mas, não param para pensar que ele é alavanca do nosso País.
A agricultura familiar também é importante, pois gera emprego e renda para proprietários de pequenas áreas rurais, mas, não se pode dizer que daria conta da demanda mundial de alimentos.
Leia também: Dez ferramentas essências para quem mora no campo
O que é o Agronegócio?

Então, o que é o agronegócio?
O agro envolve todo o desenvolvimento de maquinários agrícolas, frigoríficos, empresas de laticínios, a industrialização de produtos do campo.
Também existe o desenvolvimento de tecnologias para dinamizar todas essas atividades. Entretanto, tudo vai muito além do campo.
Porém, se estende a grupos bancários, empresas científicas e outras corporações ligadas à climatologia e outras mais.
Por isso, que o nosso dia a dia tem tudo a ver com o agronegócio. O vestuário com se veste, os produtos de beleza, enfim, de certa forma, todos estão dentro da cadeia produtiva do agronegócio.
Portanto, o agronegócio não se refere apenas ao contexto rural, mas, envolve muitas outras atividades, como por exemplo a confecções de roupas, produtos de higiene e beleza, e de tantas outras linhas de produção.
Crescimento da agricultura no Brasil
Portanto, somente em 2024 o agro produziu e rendeu quase 300 milhões de toneladas de produtos agrícolas de todas as variedades, gerando um valor bruto de R$1,27 trilhão.
Além do mais, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos em relação ao mundo inteiro. E mais, é o setor econômico que mais cresce, mesmo enfrentando dificuldades de investimentos.
Portanto, além de gerar alimentos que abastece as “mesas das grandes cidades”, o agronegócio gera empregos e renda e traz riquezas e desenvolvimento para diversas regiões do Brasil.
O agronegócio gerou empresas muito lucrativas
São diversas empresas no ramo agrícola que tem se destacado nos últimos anos.
Portanto, 24% representa o ramo de bionergia, 15% representa as indústrias de proteína animal, e 11% no setor de óleo e grãos.
Porém, as cooperativas representam uma grande parcela das empresas de capital aberto, cerca de 23%. E também são responsáveis pela geração de muitos empregos em todas as regiões.
Brasil super potência mundial
Entretanto, a grandeza do Brasil em relação ao mundo em parte é por causa do sucesso da nossa agricultura.
Atualmente o Brasil é uma super potência agrícola, exportando alimentos para diversas partes do Planeta, e tudo isso, devido ao grande desenvolvimento do agronegócio.
Além do mais, todo esse crescimento tem repercutido em diversos setores da economia, ajudando o Brasil a superar as diversas crises que tem enfrentado.
Sem o Agronegócio o Brasil quebra
O Brasil tem vocação agrícola e é preciso investir cada vez mais no desenvolvimento deste importante setor.
Porém, é muito salutar apoiar as pequenas propriedades rurais, mas, sem esquecer do investimento e apoio à agricultura como todo.
Para finalizar, a nossa economia depende do agronegócio para o seu desenvolvimento.
Entretanto, a agricultura como um todo gera muito desenvolvimento ao Brasil, tanto pelas exportações de gêneros alimentícios, bem como no suprimento do nosso mercado interno.