Agricultura Orgânica: como se dar bem trabalhando no Campo

Neste post vou tratar de como ingressar em um modelo de negócios no campo que vem crescendo fortemente nos últimos anos: Falo da Agricultura Orgânica.

Possivelmente você já ouviu falar em agricultura orgânica, sobre até mesmo sobre os produtos orgânicos em si, depois já está no Supermercado para a venda.

Entretanto, hoje, irei tratar da possibilidade de ganhar dinheiro com a agricultura orgânica e se sair bem trabalhando no campo.

Leia também: Sobre as mudanças climáticas quem são os culpados?

Leia também: Plantadeira e adubadora manual para Chácaras, Sítios e Fazendas

O objetivo desse poste é mostrar como você pode entrar para o time de produtores Orgânicos e se tornar um expert na área, tanto para cultivo próprio, ou para quem sabe, dar suporte para outros produtores de orgânicos.

Agricultura Orgânica é lucrativa?

No entanto, já quero lhe falar que esse mercado pode ser altamente lucrativo e fazer você alavancar no setor agrícola, sendo, além de produtor de orgânico, um comercializador de produtos agrícolas.

Para se ter uma ideia, pesquisas apontam que o consumo de produtos orgânicos tem aumentado nos últimos anos no Brasil cerca de 31% e a maioria dos consumidores dizem consumir produtos orgânicos para melhorar a saúde e pela alta qualidade dos produtos.

Porém, no cultivo da agricultura orgânica não se usa produtos químicos ou adubos convencionais, como na agricultura em larga escala.  

Devido a isso, muitas pessoas estão consumindo este tipo de produtos por causa da qualidade e a isenção de químicas que podem causar doenças a longo prazo.

Porque na agricultura orgânica não usa produtos químicos e adubos convencionais?

Se você não sabe, todo o organismo vegetal, fica vulnerável a infestação de pragas e doenças quando há excesso de aminoácidos livres e açucares no seu sistema metabólico.

O problema que o excesso de açucares e aminoácidos produz maior disponibilidade de alimentos para os parasitas e assim surgem maior surto de pragas e doenças.

Essa teoria é chamada de teoria da trofobiose que foi promulgada pelo Biólogo Francês Francis Chaboussou e considera-se uma das mais importantes teses da agricultura orgânica.

Sendo assim, o fator mais importante é que o manejo agroecológico das culturas contribua para maior vigor fisiológico das plantas, equilibrando dessa forma o espaço de produção.

Entretanto, isso fará com que precise de utilizar menos produtos para combater as pragas e doenças, dando dessa forma, maior sustentabilidade ao agroecossistema.

Utilizar a Natureza como aliada

É preciso que no processo orgânico exista a busca pelo equilíbrio da natureza, de forma que você a traga a mesma a seu favor na produção.

Portanto, o sucesso começa desde a preparação do solo e de forma abundante e  organicamente correto. Exemplo: Não basta apenas inserir esterco bovino e aplicar na plantação e está tudo certo e vai produzir maravilhosamente bem.  Não é bem assim.

Para que você tenha sucesso no plantio orgânico é preciso conciliar técnicas e manejos especiais focado um solo rico em todos os aspectos. Ou seja, quanto mais rico e equilibrado for o solo para o plantio, mais produção você terá.

Adubação verde

Usar adubação verde para agricultura orgânica é uma excelente técnica. Isto é, as leguminosas com ajuda de microrganismos disponibilizam nitrogênio no solo.

E mais, suas raízes descompactam o solo e as raízes que ficam da roçagem formam micro dutos que arejam a terra de forma natural.

Outro fator interessante é que a própria palhada protege o solo dos raios solares, que além manter a temperatura, auxilia a manter a alimentação para os insetos que trabalham na decomposição e na riqueza de matéria orgânica necessária para um solo fértil e produtivo.

Como então ter sucesso na Agricultura Orgânica?

Caso você não tenha nenhuma experiência nesta área, sugiro buscar aprender primeiro para depois começar no ramo.

A agricultura Orgânica é um excelente negócio, mas, precisa de técnicas e conhecimentos específicos para conseguir ter os resultados esperados.

Na internet tem bastante material, no entanto, buscar um curso que explica de forma detalhada e estruturada, facilita a vida e com certeza, facilitará o processo.

Na Plataforma Portal dos Cursos Rápidos, tem o Curso Online de Agricultura Orgânica que ensina com fazer a compostagem corretamente, a como manejar bem o solo, enfim, é um curso completo para quem quer trabalhar na área.

Tópicos que você vai aprender:

Manejo do Solo;

Comercialização;

Microrganismos;

Agricultura Natural;

Manejo de Invasores;

Agricultura Biodinâmica;

Matérias Orgânicas e de Origem Animal;

Proteção de Plantas contra pragas e doenças e etc.

O melhor é que você paga apenas um valor de R$97,00 uma única vez e pode estudar todos os cursos da Plataforma para sempre. Ou seja, paga R$97,00 de forma vitalícia e tem disponível todos os cursos para estudar onde e quando puder.

Links úteis para trabalhar na Agricultura Orgânica:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo