Diante dos fenômenos naturais alarmantes, como enchentes, incêndios, tempestades gigantescas dos últimos anos, é preciso entender “ Sobre as mudanças climáticas quem são os culpados”?
Não se pode negar que muitos fenômenos naturais estão descontrolados, e tudo isso fez com que ocorressem muitas percas materiais e humanas nestes últimos tempos.
Muitos dizem que a agricultura é responsável por essa dita mudança climática refletido em todos esses desastres ambientais não somente do ano de 2024/2025, mas também de anos anteriores.
No fim do artigo vou inserir uma entrevista com o Professor e Meteorologista Luiz Carlos Molion, da Universidade de Federal de Alagoas (UFAL) em dois vídeos. Vale a pena assistir e comparar o que esse especialista diz, com o que se divulga na mídia em todo mundo.
Leia também: Como plantar quiabo do plantio a colheita de forma certa

A Tese de que o aquecimento Global é Frágil
Entretanto, segundo o relatou o Meteorologista Molion no artigo “ Tese do aquecimento Global é frágil”, que nos modelos climáticos aplicados pelo painel intergovernamental no que diz respeito às mudanças do clima em todo mundo, (órgão das nações unidas IPCC), existem várias brechas no campo cientifico e que servem mais para satisfazer interesses.
Esse foi o ponto de vista do Meteorologista em audiência conjunta do Meio Ambiente (CMA) e Relações exteriores e defesa nacional (CRE) do senado.
Ele ainda diz em outras palavras, que os modelos de clima aplicados pelo IPCC são limitados.
Um exemplo dado por ele, é que esses modelos não conseguiram provar nem sequer a alarmante seca que acorreu na região nordeste do Brasil nos anos de 2015 e 2016. No entanto, como é possível confiar em projeções desses modelos numéricos para anos posteriores?
Segundo Molion, ele entende que as mudanças climáticas que estão acontecendo, ao invés de ser pela atividade humana como muitos afirmam, na verdade, é uma variabilidade natural.
No entanto, eu particularmente acredito na tese do Professor e Meteorologista Luiz Carlos Molion de que há muitas falácias em tudo aquilo que noticiam pelo mundo, no que tange à Climatologia.
A culpa não é somente da agricultura
Entretanto, mesmo que o Molion estiver errado no seu parecer, a culpa não é somente dos agricultores e sim, de toda uma sociedade.
Porém, é indiscutível que destruir o meio ambiente sem responsabilidade é abominável. Entendemos que há muita destruição de florestas, poluição de rios e muitas queimadas causadas por agricultores. Isso é fato.
Mas, e quanto aos milhões de carros que circulam pelas rodovias e grandes cidades? Os grandes complexos industriais, as hidrelétricas que destroem milhares de hectares de matas e terras agricultáveis?
A solução para o problema das mudanças climáticas

Portanto, ao invés de colocar culpa apenas na agricultura pelas mudanças climáticas, cada uma precisa fazer um exame de consciência e procurar a entender o que se pode fazer para ajudar a mudar essa situação.
1-Poderia-se começar a se locomover mais a pé ou de bicicleta, evitando a poluição por meio do carro.
2-Pode -se também, quem tem condições, começar a instalar Energia Solar na sua casa, fazendo diminuir o usa da energia provenientes das hidrelétricas e outras fontes mais poluentes.
3- E mais, poderia também adotar medidas de coleta seletiva de materiais recicláveis que ajudam de mais na preservação do meio ambiente.
4- E também, não poderia faltar, fazer economia de água e energia, apagando as luzes durante o dia, não desperdiçando água e etc.
Finalmente, é preciso muita cautela para não ser enganado nestes tempos em que vivemos. Nem tudo o que dizem é verdade. Há muitos interesses em jogo, sobretudo financeiro. Portanto, fiquemos espertos.
Se profissionalize em Gestão Ambiental
Todos nós temos responsabilidades pelo planeta em que vivemos. Que tal fazermos a nossa parte? Mas, para isso é preciso se preparar por meio do conhecimento.
Pensando nisso, apresento diversos cursos na área de Gestão Ambiental. Se gosta desse assunto e busca fazer sua parte para a sustentabilidade do nosso planeta, poderá começar se preparando para superar os desafios.
Enfim, por apenas R$97 reais pago em uma única vez, estará disponível para você estudar todos os cursos da Plataforma, inclusive, todos os de Gestão Ambiental. E mais: É vitalício, você paga somente uma vez e pode estudar para sempre.
Me refiro ao Portal de Cursos Rápidos, onde tem dezenas de cursos na área de Gestão Ambiental e mais de 2200 cursos de outras áreas do conhecimento.
Na área da Gestão Ambiental poderia destacar alguns, como: Auditoria e Pericia Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Capacitação de Agentes Ambientais, Descarte de resíduos em Farmácia Hospitalar, Introdução ao Direito Ambiental e mais dezenas de cursos.