O artigo de hoje trata-se sobre o manejo de uma frutífera muito amada por muitos. É sobre o cultivo da uva, uma fruta muito consumida e também usada para a fabricação de sucos e vinhos. Então, como cultivar uvas de forma correta?
Neste artigo falaremos apenas sobre a produção e uvas in natura, as uvas consumidas diariamente por muitas pessoas e encontradas nos ceasas, feiras, supermercados e etc., as consideradas uvas de mesa.
A primeira coisa a se atentar é plantar uma muda de qualidade. Não adianta preparar o solo corretamente, fazer tudo de maneira eficiente, mas, se a muda não for de qualidade, pode dar problemas no seu pomar.
Leia também: Aprenda na prática como plantar abacate

Como plantar corretamente mudas de uva?
Para plantar, primeiramente, inserir a muda em um recipiente com água, afim de encharcar a muda. Esse processo ajuda na retirada do ar de dentro da embalagem que está inserida a muda, garantindo uma melhor fixação de nutrientes e proteção da raiz.
O berço, naturalmente, é feito um buraco aproximadamente de 40 x 60 cm de profundidade, inicialmente pode ser inserido calcário no fundo do mesmo, esterco de galinha e mais adubo a base de cobre e enxofre e etc.
Após umas duas semanas que esse processo foi feito, com uma cavadeira, faz uma abertura, ou seja, uma cova do tamanho da muda. Após isso, deita-se a muda no chão com cuidado, e com uma faca de serra, corta 1 cm aproximadamente no fundo da embalagem que envolve a planta.
Depois, insere a planta dentro do buraco puxando a sacola que envolve a muda muito lentamente, com muito cuidado, até sair por cima da muda. Posteriormente, jogar terra ao lado e apertar devagar.
Outros cuidados com a planta
Entretanto, é muito importante que a parte superior da muda fica no nível do solo, evitando empoçar água na superfície da planta.
Também é necessário que a muda seja tutorada com uma estaca, podendo ser de bambu, ou outro tipo de madeira, ou seja, no dia do plantio coloca-se esse tutor e amarra a plantinha nele.
Após isso, deverá ser podada depois de mais ou menos umas duas semanas. Ao sair o broto, deve ir monitorando até chegar no fio da parreira.

Desbrota da parreira
Quando estiver na fase da desbrota é preciso limpar a parreira das folhas e galhos da parte de baixo que estão em excesso três vezes consecutivas.
A desbrota nada mais é do que tirar os brotos que não estão bem posicionados, os brotos laterais, os chamados de netos, as feminelas com o objetivo de não tumultuar as plantas.
Entretanto, é preciso fazer esse controle vegetativo para garantir que a planta fique organizada e haja espaço para os cachos se desenvolverem e evitar as doenças e pragas…
Entretanto, vinte dias depois da primeira desbrota, se percebe que os cachos das uvas já estão formados, porém, ainda há excessos de folhas que impedem a entrada de luz solar e atrapalha a pulverização. Então, precisa-se fazer a segunda limpeza de folhas e galhos inúteis.
Novamente, depois de 20 dias que fez a segunda limpeza, faz-se necessário fazer a terceira e última desbrota com muito cuidado para não estressar a planta.
Nessa terceira poda tira novamente algumas folhas e brotos, no entanto, é preciso cuidado para não tirar as folhas com excesso, pois, além delas fazerem a fotossíntese, cobrem os cachos de uvas para evitar que o sol atinja com maior incidência e os danifique.
Maiores detalhes sobre a cultura da uva
O livro “Uva. Do plantio a colheita” destina se a todos aqueles que querem aperfeiçoar mais no conhecimento de manejo do cultivo da uva.
Como diz o título da obra, neste livro está detalhado todo o processo como, preparo do solo e plantio, adubação, manejo de irrigação, controle de pragas, enfim, é um livro escrito por pesquisadores e professores renomados dessa cultura.
Caso queira saber mais sobre o tema, Clique Aqui e adquira um exemplar e saiba todos os detalhes do plantio a colheita das uvas.
Espero que tenha gostado desse artigo: como cultivar uvas de forma correta? Deixe seu comentário