Como fazer queijo caseiro? Mais dicas extras no final do artigo

Olá tudo bem com vocês, este artigo tem a pretensão de ensinar como fazer queijo caseiro. No fim do vídeo trarei informações extras que irá capacitá-los a serem profissionais na área.

Passo a passo para fazer queijo caseiro

Para se fazer um kg de queijo, normalmente se utiliza 10 litros de leite. Porém, use outros ingredientes que são: o coagulante e sal.

Para quem tira o leite das vacas, ou seja, para quem mora no sítio, na chácara, enfim no campo, e tem algumas vacas leiteiras, a primeira coisa e tirar o leite e coar bem para não ficar nenhum resíduo no leite.

Entretanto, após coar o leite, poderá inserir o coagulante. A quantidade varia de 7 a 9 ml de coagulante para 10 litros de leite.

Leia também: Dicas para produzir tomates em casa de forma mais rápida

O coagulante é encontrado em qualquer supermercado. Desse modo, depois de inserir o coagulante, é necessário mexer os 10 litros de leite em uma vasilha apropriada.

Porém, depois de mexer bem o leite na vasilha, deixar descansar o por 30 a 40 minutos, tempo necessário para o coalho fazer o efeito e coalhar o leite.

A massa do queijo

Depois de 30 a 40 minutos o leite misturado com o coalho vai se transformar em uma massa homogenia, e o próximo passo é misturar bem com uma colher para separar a massa do soro.

Porém, nesse processo, a massa fica no fundo do recipiente e o soro sobe a borda da vasilha. Após o movimento de quebra da massa do queijo, sugere-se deixar mais uns 30 minutos para depois coar.

Esse tempo ajudará a massa pegar mais consistência e separar melhor do soro. Facilita em muito na hora de coar a massa, ou seja, separar a massa do líquido para deixá-la pronta para fazer o queijo.

Depois de passado os 30 minutos de espera, basta despejar o soro que subiu para a superfície do recipiente, muito devagar, para não acontecer de derramar a massa junto.

Logo após esse processo, precisa coar em uma peneira o restante da massa que ainda está misturado ao soro, com o objetivo de ficar somente a massa separado.

Para aqueles que fazem ou estão planejando fazer queijo com frequência, vale a pena comprar uma peneira prática, em inox que auxiliará no processo. A peneira é uma espécie de coador multiuso, igual à da imagem ao lado.

Mornar a água

Entretanto, depois de coar a massa e deixa-la homogenia, precisa agora mornar 1 litro de água para misturar o sal, afim de não acontecer que o queijo fique com alguma parte mais salgada que outra.

Dessa forma, insere-se em torno de 3% da quantidade de leite em que está usando para fazer o queijo. Isto é, para nosso exemplo que é dez litros de leite, coloca-se 300 gramas de sal.

Porém, a melhor maneira de colocar o sal é inserir esses 300 gramas no fundo da vasilha e jogar a água morna em cima para fazer uma espécie de salmoura.

Logo após ter misturado o sal na água morna, pode inserir também a massa do queijo em cima e mexer bem, misturando a massa juntamente com água e ao sal.

Dessa forma, a massa vai ficar salgada por igual. Depois de novamente mexer muito bem a massa, poderá coar de novo na peneira de inox, a peneira do exemplo acima.

Colocando na forma ou na prensa

Agora, basta colocar a massa bem escoada dentro da forma. Existem vários formatos de formas, no entanto, tem um modelo que é mais prático para fazer.

Sugere-se o modelo que tem uma espécie de tela no fundo, igual ao da imagem ao lado.

Entretanto, caso tenha um volume maior de leite para fazer queijos, poderá adquirir uma prensa, rende mais o processo e é menos cansativo.

Finalmente, o queijo agora já está quase pronto. Depois de inserir a massa na forma ou na prensa e apertar o necessário para sair todo o soro, o queijo já vai tomando forma.

Caso esteja usando a forma, poderá tirar agora, pois a massa já está consistente, e virar do outro lado para apertar melhor.

O queijo está pronto para consumir

Finalmente, o queijo está pronto para consumir. No entanto, tem pessoas que gostam de queijo mais fresquinho, molinho, outros, já preferem queijo mais curado.

Para os que gostam do queijo fresquinho, beleza, já pode saboreá-lo. Mas, para os que gostam do queijo mais curado, basta inserir novamente na forma e pôr na geladeira e deixar por um ou mais dias.

Dessa maneira, o queijo ficará mais curtido e agradará a todos os gostos.

Abaixo: áudio das Dicas Extras

Para conhecer melhor o Curso de Queijo Clique Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo