Deficiência Nutricional nas Plantas:  Evite prejuízo na sua lavoura

Olá produtor Rural, a “Deficiência nutricional nas plantas” é o maior entrave para uma boa produtividade no campo.

Portanto, é de suma importância o agricultor monitorar os sintomas para melhor identificar quais são as maiores deficiências na sua lavoura, afim de buscar soluções o quanto antes.

Leia também: O que dá mais lucro no sítio, chácara ou fazenda

Necessidades de Nutrientes

No entanto, as plantas, assim como todos os seres vivos, precisam de nutrientes para completarem seu ciclo de vida.

Esses nutrientes são absorvidos do solo pelas raízes das plantas, mas também podem ser absorvidos pela parte aérea (folhas).

Segundo profissionais da área a planta precisa para desenvolver dois tipos de nutrientes, isto é, os macronutrientes e os micronutrientes.

Portanto, para precisar melhor, os macronutrientes geralmente as plantas os absorvem em maior quantidade, enquanto os micronutrientes em menores quantidade.

Apesar disso, ambos são igualmente essenciais para as plantas, por isso, na falta de algum desses nutrientes a planta não se desenvolve bem e pode não completar seu ciclo de vida.

Naturalmente, o solo fornece a maior parte dos nutrientes que a planta precisa, mas em situações não naturais, como no caso de cultivos agrícolas, é preciso ajustar a disponibilidade de nutrientes.

Portanto, este processo é feito através da adubação. Só assim é possível garantir que a planta terá todos os nutrientes que precisa, na quantidade e momento ideais.

Além disso, a utilização de adubos e fertilizantes é muito importante para repor os nutrientes extraídos com a colheita, o que evita que o solo vá se tornando mais pobre após cada safra.

Como agir quando se detecta Deficiência Nutricional?

Entretanto, se a planta não possui todos os nutrientes e fica abaixo da sua necessidade, isto trava seu desenvolvimento e afeta o metabolismo da mesma.

Inicialmente, esse prejuízo não é notado a olho nu, porém, já pode causar perdas em quantidade ou qualidade da produção.

Em casos mais avançados, a planta apresenta o que chamamos de sintomas de deficiência nutricional, que podem ser notados principalmente nas folhas.

Porém, alguns sintomas também podem ser percebidos em outras partes da planta, como frutos, grãos e caule.

No entanto, alguns outros sintomas associados também podem ser notados, como diminuição na taxa de crescimento, deformação de tecidos e até mesmo a morte das plantas.

Segue tabela das funções e sintomas pela falta de cada nutrientes

Entretanto, é importante que seja realizada análise química do solo antes de cada safra, para que os teores de nutrientes do solo sejam ajustados por meio da adubação antes do plantio, o que evita perdas produtivas futuras.

O acompanhamento constante e uma adubação adequada são práticas indispensáveis para uma agricultura produtiva e financeiramente viável.

Conforme vimos, a presença de sintomas de deficiência nutricional em plantas indica, na maioria dos casos, que a planta já está sofrendo consequências irreversíveis decorrentes de deficiências nutricionais.

Portanto, esta análise visual serve como parâmetro para identificar possíveis falhas na adubação ou absorção de nutrientes pela planta, e não deve ser utilizada como única forma de avaliação da fertilidade do solo.

Em caso de dúvidas, consulte um engenheiro agrônomo da sua região.

Caso queira saber maiores detalhes sobre o assunto, clique aqui e faça um curso do CPT na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo