Dicas para produzir tomates em casa de forma mais rápida

Este artigo tem por finalidade trazer dicas para produzir tomates em casa e de forma rápida. Por isso, leia até o fim do artigo, pois o objetivo é lhe trazer boas informações.

O tomate é um fruto natural da américa do sul e é muito consumido no mundo inteiro. Rico de vitaminas A, B e também do complexo B, contendo também Fósforo, Potássio, Magnésio, enfim, é ideal para quem quer ter uma alimentação saudável.

Leia também: Produza hortaliças de qualidade mesmo no verão

Dicas para um excelente cultivo do tomateiro

A primeira dica está na forma correta de plantar o tomate. Isto é, é importante escolher sementes ou mudas de qualidade para iniciar o plantio.

Embora, é muito indicado plantar mudas, pois, o pegamento é garantido e as mesmas já estão mais adaptadas às condições de clima.

Entretanto, plantar sementes é também uma opção, contudo não é garantido a nascimento das sementes, devido ao risco de não germinar bem, sem contar que o cuidado terá que ser muito maior.

Isto porque o tomate é muito suscetível a pragas e outras doenças. Portanto, semear a sementinha com substrato, ou quem sabe até comprar a muda pronta em viveiros de muda, é a melhor forma de plantar tomates.

Detalhes sobre o plantio do tomate

Para plantar as mudinhas não é complicado, basta fazer o canteiro deixando a terra bem fofa, ou quem sabe até no vaso mesmo, inserir calcário para corrigir a acidez do solo.

Porém, depois de descompactar o solo e fazer o canteiro, é hora de fazer o berço de cultivo com espaçamento adequado.

Embora cada variedade tem um espaçamento determinado, é costume plantar o tomate com espaçamento entre fileiras de 1,00 a 1,10 m e entre plantas, de 0,30 a 0,50 m.

Posteriormente, aplicar 1 litro de esterco de galinha curtido em cada berço e fazer a mistura com a terra e em seguida plantar a muda do tomate.

Porém, é ideal após plantar as mudinhas, cobrir com grama seca para evitar queimar as mudas pelo calor do sol, sem contar a vantagem do solo ficar protegido.

Para produzir tomate é necessário fazer a desbrota

A desbrota do tomateiro nada mais é do que retirar todos os brotos que crescem lateralmente em excesso, ou seja, brotos que crescem a partir das gemas das axilas folheares da planta.

Entretanto se não retirar esses brotos, também chamados de chupões, prejudica a qualidade da produção, não permitindo que o fruto fique grande.

Portanto, é preciso estar sempre verificando se não cresceram novos brotos chupões, e fazer a desbrota sempre que necessário.

Tutoramento das plantas de tomate

Para tutorar a planta basta inserir um fitilho plástico com o objetivo de fazer a planta crescer de forma ereta para cima. Para isso, basta fincar algumas estacas no solo nas extremidades e inserir arames em baixo e em cima, de maneira que o fitilho seja preso no arame.

Porém, a vantagem desse processo é o favorecimento da circulação de ar, evitando a proliferação de fungos, também, facilitando a utilização de tratos culturais, sem contar que aumenta a produtividade.

Irrigação do tomate

Não adianta fazer tudo nos mínimos detalhes na plantação de tomates, se não fazer a irrigação da forma correta. Ou seja, não pode irrigar as folhas e o caule da planta, evitando, dessa forma, o favorecimento de doenças fúngicas.

Portanto, o ideal é molhar somente o solo e não a parte aérea da planta. Se for pequeno plantio, poderá ser mesmo com o regador e tomar cuidado para não molhar os tomateiros. Mas, se for um plantio maior, poderá usar sistema de gotejamento.

Adubação de Cobertura

Essa adubação é feita quando a planta começa o ciclo de produção. Para essa adubação é indicado o humus de minhoca, de preferência na forma líquida uma vez por semana a cada pé de tomateiro.

A vantagem da calda é que os nutrientes entram em contato mais rapidamente com a zona radicular da planta, tendo uma rápida absorção e desenvolvimento das mesmas.

Entretanto, se preferir, poderá fazer a adubação aplicando o humus sólido diretamente no solo, próximo a planta. Porém, o efeito é mais demorado em relação ao humus em calda.

Porém, não basta somente o humus para produzir bem os frutos de tomate, precisa também a injeção de boro e cálcio, para evitar doenças como a podridão apical.

O boro, de modo particular, auxilia na formação do tubo polínico e da germinação do grão de pole. Então, será necessário para uma boa produção, usar toda a semana adubação folear a base de cálcio e boro.

Como combater as pragas do tomate

O tomate é uma cultura muito atacada por pragas, ou seja: pelos pulgões, besouros, lagartas, mosca branca e uma infinidade de outras pragas.

Para o controle das pragas do tomateiro é preciso conhecimento técnico, afim de saber a dosagem e as aplicações corretas a se fazer.

Por isso, vou indicar um ebook que visa ensinar todo o processo produtivo do tomate, e melhor, sem usar agrotóxico, isto é, esse ebook ensina a trabalhar com o tomate orgânico que é muito mais procurado no mercado pelos consumidores.

Sugiro conhecer e adquirir esse ebook, pois tem um módulo que ensina por completo sobre o combate e a contenção de pragas.

Poderia até dar algumas dicas aqui para esse fim, no entanto, não seria suficiente, pois as pragas são diversas e a cada ciclo apresentam-se novos desafios.

Para saber mais detalhes sobre o ebook, Clique Aqui e com certeza lhe ensinará de maneira prática e objetiva todo o processo produtivo do tomate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo