Este artigo pretende responder a grande pergunta de muitas pessoas, seja do campo ou da cidade: instalar Energia Solar vale a pena?
Muitos chefes de família até assustam quando chega a fatura de Energia Elétrica. Isto porquê, ultimamente, tem acrescido muito o custo do kw de energia no Brasil.
O Blog Coisas da Roça traz, frequentemente, artigos relacionados à agropecuária, fruticultura e muito mais, porém, neste artigo de hoje, trazemos um tema bastante importante: a Energia Solar.
Leia também: Guia da horta Orgânica-Dicas de escalonamento para hortaliças
Dica importante: Para você que quer aprender uma nova profissão que realmente vale a pena, indico a profissão de Instalador, projetista e também de Consultor da área fotovoltaica.
Portanto, essas são profissões que quanto mais se profissionaliza, mais tem chances de melhores ganhos.
Portanto, você nem precisa trabalhar registrado em uma empresa, ou seja, poderá você mesmo trabalhar como autônomo, sendo você mesmo a empresa fornecedora desses serviços.
No fim do post, vou deixar um áudio explicativo e também indicação de cursos que o farão expert na área de Energia Solar.

Isto porque, a energia solar pode ser instalada em todos os ambientes, ou seja, tanto na cidade, como campo. Uma vez que a economia de energia acontece nas duas situações.
Porém, no campo é até mais viável implantar sistema de Energia Solar, devido talvez, à distância da Rede Elétrica, ou devido ao grande número de maquinários usado ligados à rede.
Entretanto, no campo, os gastos com eletricidade às vezes são bem maiores do que na cidade.
Isto porque, geralmente são usadas bombas elétricas, trituradores elétricos, cerca elétrica, frízeres, e outros mais. Contudo, nas zonas urbanas a energia solar também é bastante viável!
Caso você não saiba, entenda o que é Energia Solar
Antes de instalar um sistema de Energia Solar fotovoltaico é muito importante que o cliente conheça todos os detalhes para evitar dor de cabeça futura.
Muitas empresas que fazem projetos de energia solar, omitem muitas coisas que podem, em um futuro breve, trazer até prejuízos para a pessoa contratante dos serviços.
Porém, a primeira coisa que se precisa saber é que existe dois tipos de sistemas na energia solar.
Tem disponíveis o sistema On – grid e o sistema off – Grid. Os sistemas On – Grid é o mais usado e, portanto, é sistema interligado com a concessionária de Energia Elétrica, como a Copel, no Paraná.
Porém, os sistemas off grid são sistemas isolados, independentes, e usa banco de baterias para armazenar a energia gerada.
Tem ainda o sistema hibrido que é conectado, no entanto, usa os dois sistemas ao mesmo tempo. Ou seja, é conectado à Rede Pública, mas, também usam baterias para armazenar energia.
Sistema On-Grid
Para explicar melhor o sistema On-Grid ele é um sistema, como já dito, conectado à Rede Elétrica Publica, sobre responsabilidade de uma concessionária de Energia.
Para entender melhor, o sistema fotovoltaico gera energia e envia para a concessionária.
Porém, a empresa de energia, por intermédio de um sistema de crédito, abate da conta do cliente, toda a energia gerada pelo seu sistema fotovoltaico.
Abaixo serão citadas algumas vantagens do sistema On-Grid

- Geralmente os projetos On-grid tendem a ficar mais baratos por não ser necessários o investimento em baterias;
- O excedente da produção de energia poderá ser fornecido para qualquer endereço do mesmo cliente, desde que esteja no mesmo CPF ou CNPJ;
- Fácil manutenção do sistema e alta durabilidade das placas podendo ter vida útil de até 30 ano;
- Economia de Energia de até 90%;
Desvantagens do Sistema On-Grid
Os sistemas de Energia Solar On-Grid têm também as suas desvantagens.
A maioria dessas desvantagens estão relacionadas com fornecimento de energia.
- A pior desvantagem é quando a concessionária desliga a rede por qualquer motivo, o sistema On-Grid também é desligado;
- É um sistema dependente da concessionária de energia, uma vez que funciona em paralelo à Rede Pública;
- Tem também a taxação do sol, ou seja, trata-se de uma lei que obriga a pagar uma taxa sobre o uso do sistema da concessionária. É a lei 14.300/22.
Sistema Off Grid
O sistema Off Grid é um formato de instalação desconectado da rede. Neste caso, diferentemente dos sistemas on-grid, a energia gerada pelos painéis solares é armazenada em baterias.
Vantagens do sistema Off Grid
- Em caso de queda de energia por motivos de tempestades, apagões e etc., se ainda tiver carregadas as baterias, a família não fica no escuro, sem energia;
- Você não receberá cobrança da empresa de energia, a não ser que o seu sistema for pequeno e não de conta de suprir toda a demanda da residência;
- Podendo instalar sistema em lugares remotos onde não tem acesso da concessionária;
- Ideal para sítios, chácaras e fazendas rurais, uma vez que supre a demanda mesmo quando acaba a luz;
Desvantagens do Sistema Off Grid
Por não estar conectado à Rede Pública é preciso o uso de baterias para armazenar a produção. Por isso, o sistema é mais caro para ser instalado.
Além do mais, que as baterias não tem uma durabilidade muito grande, podendo ter que ser substituída frequentemente.
Geralmente elas aguentam uns 5 anos, porém, vai depender do cuidado de cada um para com as baterias.
Sistema Híbrido de Energia Solar
Portanto, além dos sistemas citados acima, tem ainda o sistema híbrido, que nada mais é do que a junção dos dois sistemas.
Entretanto, esse sistema resolve o problema da interrupção do fornecimento em caso de desligamento da rede. Isso garante maior eficiência no projeto, uma vez que é possível integrar o útil ao agradável.
Portanto, existe duas formas de instalar um sistema híbrido de Energia Solar. o All in one e o Bi-modal.
Não vou explicar sobre cada um deles, pois o importante é que o cliente que irá instalar um sistema fotovoltaico saiba que tem essas duas possibilidades.
E, portanto, quando for montar realmente o sistema, poça se inteirar melhor com a própria empresa de Energia Solar.
Profissionalize-se como expert em Energia Solar
Para você que pretende se profissionalizar como instalador, projetista e também consultor na área de Energia Solar, sugiro a ouvir o áudio abaixo: