Guia da horta Orgânica-Dicas de escalonamento para hortaliças

Uma horta orgânica para ter sucesso precisa ter planejamento e este artigo   tem por objetivo de ser um Guia da horta Orgânica.

Imagine um produtor de hortaliças ter contrato com uma rede de supermercados.

Porém, ficam todos felizes, pois é um grande negócio, uma vez que a parte mais difícil, a comercialização da produção está garantida.

Portanto, imagine também que este produtor precise ter todos os dias os produtos estipulados no contrato.

Leia também: Culturas rentáveis para pequenas propriedades rurais

Como ter a quantidade exata de cada produto para não sobrar e nem faltar?

Aí que entra o planejamento estratégico, ou seja, o jeito correto de escalonar a produção, de forma que não tenha excesso e nem falte para evitar prejuízos.

Guia da Horta Orgânica

Neste artigo indicarei um link que levará para o Guia da Horta Orgânica. É um guia totalmente gratuito e que fará você compreender e fazer todo o planejamento de plantio.

Este guia traz toda a dinâmica do escalonamento de plantio, com objetivo de garantir a produção contínua ao longo do ano.

Portanto, o escalonamento não é ideal apenas para o planejamento do plantio, mas, também para melhorar o cultivo da terra e controlar outros recursos naturais.

Tabela de prazos de Produção de Hortaliças

Terá ainda neste guia totalmente grátis a tabela de prazos para melhor planejar as culturas que é necessário o plantio.

Esta tabela mostra todo o ciclo de produção de cada hortaliça iniciando pela semeadura, perpassando pela germinação.

Posteriormente, a planilha traz a semana ideal para fazer o transplante, caso não seja plantado diretamente no solo.

Enfim, a planilha mostra as datas corretas desde o início da colheita, até o fim da colheita.

O mais importante é que também demonstra quantas semanas são necessárias para recomeçar a plantar novamente.  Isto é, o ciclo completo de cada hortaliça.

Porque a agricultura orgânica está em alta?

Entretanto, já desmistificando alguns mitos de que a horta orgânica tem alto investimento, exige muito trabalho e, portanto, não é viável.

Porém, não é assim que funciona na prática. Atualmente, muitos produtores tem aderido a essa forma de cultivo, justamente por ser apropriada até para hortas em pequenos espaços.

Isto é, até nas grandes cidades tem crescido o cultivo de hortaliças em vasos, em hortas suspensas e até em jardins comestíveis.

Entretanto, a horta orgânica é a maneira mais fácil de produzir utilizando resíduos que seriam descartados, como folhas secas, estrume de animais, enfim, outras fontes de adubação orgânicas.

Por fim, vale a pena sim plantar hortaliças orgânicas, seja para o consumo próprio ou até para comercialização, uma vez que é um produto mais saudável e sustentável.

Sem contar que a procura tem aumentado progressivamente e que gera um valor agregado de 5 vezes mais, do que as hortaliças tradicionais, ou seja, que o processo de plantio não é orgânico.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo