Como ter maior produção em solos arenosos?

O Brasil é um vasto país e possui vários tipos de solos e em diversas regiões os solos são arenosos, e neste artigo, traremos indicações de como ter maior produção em solos arenosos.

Um solo arenoso é o solo que concentra 70% ou mais de areia em sua composição proporcionalmente. Portanto, é mais facilmente lavado pelas chuvas, onde retiram os nutrientes do solo.

Uma característica é a acidez da terra, tendo uma condição menos coesa. Também, são deficitárias em matéria orgânica e fósforo.

Leia também: Informações sobre a Criação de Galinha e ovos caipira.

Dessa maneira, esse tipo de solo se torna menos nutritivos para as plantas e se degradam mais facilmente deixando-os menos produtivos devido as partículas do solo serem mais fina.

Portanto, essa forma de ser das terras arenosa dificulta a mecanização agrícola, de forma que é mais viável nas áreas mais planas.

Quanto a produção nesses terrenos dependerá da concentração de argila no solo. Ou seja, se for abaixo de 10% ficam mais difícil produzir.

Mas é possível produzir em solo arenoso devida a novas técnicas

Atualmente muitas novas condições de manejo tem trazido novidades ao setor agrícola, e os avanços estão alcançando os solos arenosos também.

Portanto, se atentar e adequar aos manejos indicados e também aplicar matéria orgânica necessária, cuidando sempre da preservação do solo é possível, sim, produzir em solos arenosos.

Então, como de fato produzir melhor nos solos arenosos?

Entretanto, pelo fato dos solos arenosos ser menos atribuído de matéria orgânica e também,  por ser reduzida a capacidade de troca de cátions em relação a outros tipos terras, é necessário algumas práticas especiais.

Inicialmente, a cobertura do solo e também a cobertura verde é de suma importância, uma vez que ajuda no melhoramento do solo apresentando melhoria na produtividade.

A rotação de cultura que é feita, geralmente em plantio direto, nesses casos de solo arenoso é imprescindível para uma melhor produção.

Nesse contexto, uma boa ideia e plantar intercalado soja, milho, feijão e milho entre outras leguminosas.

No entanto, como já mencionado, o plantio direto é um ótimo sistema para terrenos arenosos, onde protege a terra contra a erosão e segura mais a água no solo, dentre outros benefícios.

Calagem do solo é importantíssimo

Outro, não menos importante fator, é a calagem do solo. A vantagem é que o calcário anula o teor de alumínio tóxico presente nestes tipos de solo, fazendo aumentar a quantidade de PH. Entretanto, esse aumento de PH dispensa cálcio e magnésio para a lavoura.

Finalmente, espero ter ajudado aos produtores que tem propriedades com alta porcentagem de areia e que tem amargado prejuízos por conta da pouca produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo