Neste artigo trataremos sobre qual cultura ou qual atividade trabalhar que dá mais lucro no sítio, chácara ou fazenda.
Portanto, nesse artigo eu vou trazer a visão de um agrônomo que tem vários anos de experiência, e o objetivo é clarear a sua mente e te ajudar a fazer essa escolha correta.
Isto é, trazer dados e explanações de maneira que você tenha uma decisão mais assertiva de como investir no campo.
Falo do Rafael Martins, agrônomo, produtor rural, e além de produzir e comercializar diversos produtos para mais de 50 supermercados, no Noroeste Paulista.
E também, como especialista no ramo ajuda outros produtores a terem uma melhor rentabilidade no campo, através de conteúdos, cursos e consultorias. Então vamos lá.
Leia também: Dúvidas comuns para quem trabalha no agro
Sitio além de poder ser uma área de laser apenas, pode ser lucrativo

Quando nós falamos de pequenas propriedades, a maioria das pessoas já tem em mente uma chácara, um sítio que é usado ali só para lazer, um local para você morar, passar um fim de semana…
Porém, na verdade uma propriedade rural mesmo sendo pequena pode se tornar, sim, uma excelente fonte de renda, desde que você saiba escolher o melhor negócio para a sua realidade.
Não adianta você querer copiar uma ideia ou um negócio de outra pessoa, sendo que a sua situação é totalmente diferente.
Eis a pergunta: o que do mais lucro?
Essa é a pergunta de muitos: será que é a cultura do quiabo que é mais lucrativa? Ou a produção de tomatinho cereja, ou ainda, a produção de milho verde e, por fim, a produção de ovos caipira?
Ou seja, qual delas dá mais lucro, ou então qual delas que é a melhor?
Portanto, segundo o Rafael Martins, a sua resposta é a seguinte: O bom negócio é o que realmente está dentro da sua realidade, de forma que consiga boa produção e tenha condições adequadas de vendas.
Também, é um negócio excelente quando se consegue boa produtividade dentro do orçamento disponível para investimento e quando o clima coopera e consiga bons parceiros para escoar a produção.
Por exemplo, o ovo caipira é uma excelente opção para pequenas áreas, exige baixa mão de obra, a demanda é alta e o preço é bom, mas o investimento inicial é alto.
Se você tem pouco dinheiro para começar, o ovo caipira não é uma boa opção para você nesse momento.
O ideal nessa situação é você começar com uma opção de investimento mais baixo, juntar o dinheiro necessário e só depois pensar em investir nesse negócio.
Entretanto, não existe resposta exata, uma cultura pode ser muito lucrativa para mim e para você não.
Conheca vários modelos de negócios

Por isso é muito importante você conhecer sobre vários modelos de negócio, como que eles funcionam ou qual deles se enquadra na sua situação e depois, sim, investir e encarar com mais assertividade.
Hoje em dia, qualquer área que você for trabalhar, não existe mais espaço para amadorismo.
Você precisa estudar, aprender antes de ingressar em um negócio, até mesmo no campo.
Isso é fato: muita gente acha que no campo é fácil, que não tem muito segredo, e isso é uma mera ignorância. A agricultura é uma ciência muito interessante e quanto mais você aprende, mais você percebe o quanto você não sabe.
Portanto, caso queira aprender mais sobre o que mais gera rentabilidade, o Rafael Martins tem um Curso muito bom que explica de forma detalhada sobre modelos de negócios ideais para propriedades rurais.
Necessidade de aprendizagem
Nada melhor aprender com quem tem a formação da área e também a prática, pois, tem vários anos trabalhando no ramo.
Inclusive, no curso ele trata sobre o como investir de maneira correta, os pormenores sobre custo de produção, rentabilidade e tudo que você precisa saber para ter sucesso na sua jornada agrícola.
Para se inscrever, basta clicar aqui e será redirecionado para o curso.