O que afinal dá lucro em uma pequena propriedade rural? Qual a melhor cultura e o que realmente da lucro na agricultura?
Porém, nesse artigo eu vou tentar clarear a sua mente e te ajudar a fazer essa escolha, para que você tenha uma decisão mais assertiva de como investir no campo.
Leia também: Como ter maior produção em solos arenosos?

Dicas de especialista
Se você não conhece o Rafael Martins, vou lhe apresentar. Ele é agrônomo, produtor rural, além de produzir e comercializar produtos para mais de 50 supermercados do Noroeste Paulista.
Também, ele auxilia outros produtores a terem uma melhor rentabilidade no campo, portanto, é um especialista.
Já faz tempo tenho acompanhado o trabalho do Rafael Martins e tenho gostado bastante. Percebi que tem bastante conhecimento sobre agricultura, e por isso, resolvi trazer um pouco da sua experiência aqui para o Blog.
Segundo o agrônomo Rafael Martins, quando se fala em pequenas propriedades, a maioria das pessoas já tem em mente uma chacra, um sítio que é usado ali só para lazer, um local para você morar, passar um fim de semana e etc.
Entretanto, uma propriedade rural pequena pode se tornar sim uma excelente fonte de renda, desde que se saiba escolher o melhor negócio para a cada realidade.
Qual a melhor ideia de negócio?
Não adianta alguém querer copiar uma ideia ou um negócio de outra pessoa, sendo que a situação é totalmente diferente e varia de uma pessoa para outra.
Segundo ele, durante esses cinco anos como proprietário da Fazenda Viçosa, e atuando como uma empresa rural, ele e sua equipe tem testado várias opções de negócios.
Porém, tem também identificado quatro opções que são muito interessantes para pequenas áreas, que são: A produção de quiabo, a produção de tomatinho cereja, a produção de milho verde e a produção de ovos caipira.
E como relata, muitas pessoas perguntam a ele qual delas dá mais lucro ou, então, qual delas é melhor? E a sua resposta é seguinte: a que se consegue produzir e vender.
Portanto, o bom negócio é aquele que você consegue produzir com o seu clima, com o investimento que você tem disponível e que você tem capacidade para vender, para escoar essa produção. Por exemplo, o ovo caipira é uma excelente opção para pequenas áreas.
Exige baixa mão de obra, a demanda é alta e o preço é bom, mas o investimento inicial é alto.
Se você tem pouco dinheiro para começar, o ovo caipira não é uma boa opção para você nesse momento.
O ideal nessa situação é você começar com uma opção de investimento mais baixo, ou juntar o dinheiro necessário e só depois pensar em investir nesse negócio.
Em todo o empreendimento há riscos
Não existe resposta exata. Uma cultura pode ser muito lucrativa para mim e para você não. Por isso é muito importante você conhecer sobre vários modelos de negócio, como que eles funcionam ou qual deles se enquadra na sua situação e depois, sim, investir e entrar com mais assertividade.
Hoje em dia, qualquer área que você for trabalhar, não existe mais espaço para amadorismo.
No entanto, precisa-se estudar, aprender antes de ingressar em um negócio, até mesmo no campo. Muita gente acha que no campo é fácil, que não tem muito segredo e isso é uma mera ignorância.
De fato, a agricultura é uma ciência muito interessante e quanto mais você aprende, mais você percebe o quanto você não sabe.
Neste sentido, todo o conhecimento é bem vindo e para ter sucesso no campo é preciso também estudar e empreender com segurança.

Para finalizar o artigo, convido você a assistir o vídeo abaixo e escutar o convite do próprio Filipe Martins sobre uma proposta que ele tem a lhe fazer.
Convido a você a fazer parte do Projeto PPGN e atingir um novo patamar na sua jornada na agricultura. Clique Aqui e saiba mais.