Olá, caro agricultor, abaixo tem um formulário contendo as principais dúvidas de produtores na forma de perguntas e respostas, no que tange à agricultura orgânica.

Perguntas e Respostas sobre Agricultura Orgânica

Olá, caro agricultor, abaixo tem um formulário contendo as principais dúvidas de produtores na forma de perguntas e respostas, no que tange à agricultura orgânica.

Sugiro visualizá-lo e lê-lo, pois facilita a compreensão. No entanto, caso você tenha acessado primeiramente esse artigo de perguntas e respostas, sugiro acessar o artigo anterior cujo título é: Artigo-aula gratuito sobre Agricultura Orgânica.

Clique Aqui para acessá-lo.

Tire suas dúvidas com o questionário abaixo:

Qual a lei federal na qual a Agricultura Orgânica está amparada?

Legalmente amparada e de acordo com a Lei Federal nº 10.831 de 23 de dezembro de 2003 do Ministério da Agricultura.

Produtos orgânicos são produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos de maneira natural, entretanto, usando técnicas e objetivos específicos.

No entanto, para que um produto seja caracterizado como orgânico, precisa seguir algumas regras, tais como:

precisa ser produzido dentro de um sistema orgânico nacional, com cuidados com o meio ambiente, respeitando os direitos dos trabalhadores e que use somente produtos naturais sem modificações genéticas.

Primeiramente, torna-se necessária a elaboração de um plano de exploração. Também fazer o preparo adequado do solo, evitando a reversão e desagregação.

Além do mais, adotar medidas de conservação e manutenção da fertilidade natural do solo, promovendo boa aeração e aumento da matéria orgânica.

Precisa-se dispensar adubos químicos altamente solúveis (ex. Ureia) e, no lugar, utilizar adubos verdes; rotação de culturas; promoção da diversificação dos cultivos (policultivos) etc.

Manejar ervas invasoras por métodos mecânicos e não permitir o uso de agrotóxicos de maneira alguma. Fazer o uso de caldas e produtos de baixa ou nula toxicidade no controle de insetos “pragas” e doenças.

Ainda, usar produtos que aumentam a resistência das plantas (caldas fertiprotetoras) é de suma importância, evitar as queimadas.

A principal vantagem da agricultura orgânica está em cultivar produtos 100% saudáveis, tanto para a alimentação própria quanto para a comercialização.

Além do mais, ao cultivar produtos naturais, você conserva mais o solo por não utilizar produtos químicos que são nocivos ao meio ambiente, mantendo dessa forma a biodiversidade.

Ainda podemos focar na utilização de fontes renováveis de energia, uso de adubos naturais e técnicas de produção que não agridem o planeta.

A característica da agricultura orgânica remete à produção de alimentos mais saudáveis por meio de um cultivo natural, usando adubação verde, rotação de culturas etc.

Outra característica forte é o uso de vegetação nativa, de maneira que descarta a utilização de enriquecedores sintéticos. Usam-se também inimigos naturais para o controle de pragas.

Por serem uma atividade bastante desafiadora, grandes produtores não se adequam ao cultivo, partindo para a agricultura convencional.

Portanto, não necessariamente, mas, na maioria dos casos, é mais usada na agricultura familiar.

A água também é de fundamental importância no exercício da atividade orgânica, ou seja, na sua gestão eficiente.

Produtores orgânicos são, na maioria das vezes, produtores familiares, isso dependendo da região do Brasil. No sul, por exemplo, a agricultura orgânica é produzida mais por pequenos produtores familiares.

Isto é, no Brasil, cerca de 90% dos produtores orgânicos são considerados agricultores familiares, ou seja, pequenos produtores, e 10% são cultivados pela iniciativa privada, consideradas empresas do ramo.

Há vários tipos de certificação, sugiro procurar um técnico da área, ou a própria Emater, ou a secretaria da agricultura do seu município.

Ainda, sugiro acessar “O Manual de Certificação de Produtos Orgânicos” e obter maiores detalhes sobre a certificação.

Produtores orgânicos são, na maioria das vezes, produtores familiares, isso dependendo da região do Brasil. No sul, por exemplo, a agricultura orgânica é produzida mais por pequenos produtores familiares.

Isto é, no Brasil, cerca de 90% dos produtores orgânicos são considerados agricultores familiares, ou seja, pequenos produtores, e 10% são cultivados pela iniciativa privada, consideradas empresas do ramo.

7 – Como funciona a certificação da agricultura orgânica?

Há vários tipos de certificação, sugiro procurar um técnico da área, ou a própria Emater, ou a secretaria da agricultura do seu município.

Ainda, sugiro acessar “O Manual de Certificação de Produtos Orgânicos” e obter maiores detalhes sobre a certificação.

8- Como preparar o solo para o plantio orgânico?

O crescimento das raízes das plantas é o objetivo principal do preparo do solo.

No entanto, é feito por meio de uma estrutura a partir da presença de água, das atividades dos microrganismos, também da inserção de matéria orgânica, e outros nutrientes.

Outro fator importante é a forma de mecanização adotada pela agricultura orgânica, ou seja, um sistema que procura não compactar demasiadamente o solo, melhorando a relação solo-ar-planta.

Além do mais, esse formato de produção prioriza o preparo do solo por meio de plantio direto, isto para não prejudicar o solo, mantendo a sua condição física, químicas e biológicas com o intuito de ter maior produtividade.

Portanto, é necessário fazer a descompactação do terreno e a aplicação de calcário, isso dentro de um planejamento.

Para a descompactação poderá usar ferramentas como enxadão, inchada entre outros, ou ainda, dependendo do tamanho da área, poderá ser usado tratorito.

No entanto, depois de descompactar o solo poderá jogar 300 gramas de calcário por metro quadrado, com o objetivo de neutralizar a acidez do solo. Assim, as plantas vão crescer absorvendo melhor os nutrientes  e possibilitando melhor produtividade.

É interessante jogar o calcário e misturá-lo ao solo deixando uniforme com a terra, e fazer isso pelos menos 90 dias antes do plantio.

Também é de suma importância usar cobertura morta com a intenção de dar proteção ao solo. Isto para evitar erosão, deixar o solo permanecer por maior tempo úmido, além de incorporar microrganismos.

É muito importante saber e fazer a adubação correta para melhor desempenho das plantas.

Primeira adubação é a adubação simples podendo ser animal o vegetal, não importa, ou seja: esterco de animais, podem ser detritos de vegetação, torta de mamona, borra de café e etc.

Posteriormente, cito os mistos organicamente falando. Este tipo de adubação é a adubação misturada por dois ou mais fertilizantes simples.

Exemplo: um exemplo é a cinza e a torta de mamona. Isto porque a cinza possui bastante potássio, unindo com a torta de mamona que gera uma grande quantidade de nitrogênio.

Assim sendo, viabiliza o equilíbrio da adubação, misturando alguns fertilizantes orgânicos para obter os nutrientes necessários.

Ainda tem os orgânicos compostos, isto porque eles passaram por processo químico, físico ou até mesmo em certos casos, passa por processo bioquímico, embora não deixem de ser orgânico.

Não deixam der ser um fertilizante orgânico porque é derivado sempre de produtos orgânicos.

Exemplos disso são os fertilizantes compostos como os húmus de minhoca, que como já mencionado, são produtos que passaram por processos químicos, contudo que a sua matéria prima seja orgânica.

Temos ainda os organomineral que são produtos que unem matéria orgânica a nutrientes minerais.

Essa mistura visa, por meio de uma combinação equilibrar a nutrição da planta por meio da mistura de nutrientes, como por exemplo, potássio, nitrogênio e etc.

Para se  ter equilíbrio entre os seres vivos dentro da cadeia alimentar, incluindo os microrganismos chegando até animais maiores deve para ter maior sustentabilidade, torna-se necessário incorporar ao manejo práticas de ecossistemas naturais a seguir:

Procurar usar energia renovável, partir para a reciclagem de nutrientes, manter as relações biológicas, dar prioridade na conservação da terra, da agua entre outros.

Para melhor condicionamento do clima, sugere-se contornar com cercas vivas entre os talhões como o objetivo de funcionar como quebra-vento.

Essa prática permite reduzir o vento frio ou vice e versa e também a proliferação de pragas doenças que circulam por meio do vento.

Outro fator importante sobre as cercas vivas são a formação de uma espécie de tampão fitossanitário, e etc.

Os produtores orgânicos devem ser estimulados a organizarem-se de forma a buscar agir em conjunto (processos associativistas) na tomada de decisões que envolvam as ações para o desenvolvimento dos trabalhos (assistência técnica-produção-compra e venda).

Os produtores orgânicos podem realizar suas vendas em:

Feiras semanais; Supermercados (atacadistas e varejistas); Cestas (com entregas em domicílio ou não); Restaurantes, hotéis, indústrias (cozinhas industriais); Merenda escolar, creches – parcerias com o poder público/ONG’s/entidades filantrópicas.

Observar parâmetros de qualidade, quantidade, embalados ou à granel, certificação, selo, preços, escalonamento da produção -Logística e marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo