Dúvidas comuns para quem trabalha no agro

Neste artigo traz respostas para dúvidas comuns de quem trabalha no agro. Mais precisamente, são 4 dúvidas que geralmente surgem da parte de quem pretende desenvolver trabalho no campo.

Olá caro produtor rural, ou quem pretenda a se tornar um agricultor. Não é necessário deixar de realizar o seu sonho por falta de experiência no setor.

Aqui no Blog Coisas da roça temos muito conteúdo que auxiliará você a adquirir bastante conhecimento na área.

Entretanto, para crescer como produtor agrícola é indispensável que você conheça as informações corretas, buscando em fontes confiáveis.

Desta maneira, estará pronto para atingir seus objetivos e se tornar um agropecuarista de sucesso.

Veja nos próximos parágrafos respostas para as 4 dúvidas mais comuns no que tange a agricultura.

Leia também: Plantio e Cultivo de Pimentão de maneira simples

1-Qual cultura é melhor para plantar?

Porém, uma das dúvidas mais comuns é quanto ao o que plantar, ou seja, como escolher a melhor cultura para cultivar.

Essa, portanto, é uma dúvida difícil de responder, uma vez que há muitos fatores que se deva levar em consideração.

O primeiro fator são as condições de solo que sua propriedade possui. Ou seja, existem vários tipos de terrenos, como o terreno plano, inclinado, acidentado e etc.

Entretanto, para cada tipo de terreno exige uma mineira de cultivo diferente. Exemplificando, você terá a opção de plantar com plantio direto, ou de maneira mais manual, usando maquinários menores como tratorito, roçadeiras e etc.

Plantio direto

Isto significa que se for plantar com plantio direto, o terreno precisa ser entre plano a não muito inclinado, onde possa trabalhar com grandes tratores e colheitadeiras.

Agricultura Familiar

Em contrapartida, caso seja terreno menor onde o trabalho se dá, o se dará de maneira mais manual, ou seja, no modelo de agricultura familiar, poderá ser outros tipos de terrenos.

Terrenos acidentados

Portanto, considerando ainda os tipos de terrenos, no caso dos mais inclinados ou acidentados poderá ser usado para pastagens e plantações de eucaliptos, isso se a sua região tiver aptidão para este tipo de cultivo.

Fatores Climáticos

Os fatores climáticos para o agricultor são muito importantes e necessários para melhor escolher e identificar a melhor tática para o plantio, como, por exemplo, o momento exato e a escolha da cultivar corretamente.

Isto porque, os fatores climáticos como a formação de chuva e temperatura são cruciais para o desenvolvimento ideal das plantas.

Relação entre a agricultura e o clima

Considerando que cada variedade de cultura tem uma maneira de se comportar quanto a climatologia.

Isto é, cada cultura tem seu desenvolvimento em regiões específicas, quentes ou mais frias, algumas exige mais chuvas, outras se desenvolve com menos chuvas e assim por diante.

Vou dar dois exemplos: o primeiro é o milho safrinha que se faltar chuva pode perder entre 15 a 30% de produtividade e se gear no período de produção, pode prejudicar ainda mais.

O segundo exemplo é o trigo e aveia. Ou seja, caso não esfrie bastante, essas culturas não se desenvolvem e diminuem consideravelmente a produtividade.

Portanto, antes de plantar precisa considerar o clima da sua região, para saber qual melhor cultura se desenvolve nas diferentes estações do ano.

Tamanho do Mercado

No entanto, quanto ao mercado é preciso atentar a vários fatores que influenciam diretamente na saúde no negócio no campo.

Isto significa que para o produtor conseguir manter-se, desenvolver-se e crescer no campo, torna-se necessário fazer uma análise de mercado antes de agir.

Porém, dentro desse campo compreende-se o tamanho de mercado, o faturamento, e o lucro desejado.

Além do mais, incluem também os valores a serem vendidos os produtos agrícolas e a identificação da demanda e do consumo de cada produto.

Ao analisar estes detalhes minuciosamente, facilita a compreensão da situação para tomadas de decisões futuras.

2-É possível plantar duas culturas ao mesmo tempo?

Tem um ditado que não é bom colocar os ovos em uma única cesta. Na agricultura isto também é válido, uma vez que a diversificação pode trazer mais segurança, no caso de contratempos.

Porém, sugere-se para agricultores iniciantes optar por não variar muito de uma só vez. Pois a diversidade poderá acarretar em muitos investimentos e sem, talvez, uma boa produtividade.

Portanto, uma opção viável é a Rotação de Culturas, de forma que o agricultor poderá plantar culturas diversas.

Isto é, de acordo que as culturas forem sendo colhidas, já pode ir inserido outras no mesmo espaço, evitando esgotamento de nutrientes.

3-Quais os insumos mais usados para uma melhor produtividade?

Mesmo para agricultores experientes não é tão fácil escolher a melhor adubação para cada tipo de cultivares.

Porém, para quem não tem experiência a situação ainda fica pior, pois, na atualidade é preciso acompanhar a tecnologia para conseguir uma melhor produtividade.

Uma solução é estudar em um curso rápido onde ensina uma série de conteúdos referentes à agricultura, porém, nem todos tem tempo ou se dispõe ao estudo.

Portanto, irei sugerir a seguir algumas possibilidades de componentes, que melhorará a produtividade da sua lavoura.

Entretanto, o que é mais utilizado na agricultura convencional é o adubo/fertilizantes e adjuvantes.

Neste caso, utiliza-se os defensivos agrícolas para a contenção de pragas e outras doenças, bem como o controle das ervas daninhas com o intuito de aumentar a produtividade.

Por fim, sugiro contar com um agrônomo de confiança para analisar e indicar o que é melhor para a sua propriedade e para cada tipo de cultura, no que diz respeito aos adubos/fertilizantes e adjuvantes.

4. Como conseguir recursos no agro mesmo para iniciantes ou quem tem pouca experiência?

Conta-se hoje com uma vasta linha de crédito para área rural, que, inclusive, permite um investimento mais robusto e com taxas de juros bem competitivas.

Neste sentido, com o crédito agrícola é possível adquirir maquinários, sementes e insumos agrícolas e muito mais.

No entanto, é possível para pequenos produtores conseguir o Pronaf, (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que é o melhor programa de investimento na agricultura. Se quiser conhecer melhor sobre o Pronaf sugiro acessar o artigo:  Linhas de Crédito do Pronaf mais utilizados na Agricultura. Neste artigo traz toda a explanação necessária sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo