Saber qual a melhor época plantar nas 5 regiões do Brasil é fundamental para não perder tempo e dinheiro, uma vez que o planejamento é primordial para o sucesso profissional.
Principalmente no Brasil que tem dimensões continentais e a maior diversidade de clima do planeta. De ponta a ponta do Brasil desde “o Oiapoque ao Chuí”, as características são únicas.
No fim do post, planilha completa que demonstra de forma detalhada o que plantar em cada região do Brasil nas diversas estações do ano.
Leia também: Os drones no agronegócio. Saiba mais

Por isso, essa variação climática influencia e muito o manejo da agricultura em todo o país, tendo que o produtor escolher bem o que plantar em cada época do ano e em cada região, também.
A agricultura é uma atividade de grande importância para toda a humanidade.
Além de cultivar espécies vegetais para alimentação humana e animal, produção de energia e matérias-primas, é um setor econômico que influencia de forma significativa no desenvolvimento do Brasil.
No entanto, plantar custa caro e envolve riscos, por isso, é preciso ficar atento a fatores como o clima, mão de obra, qualidade do solo, fatores econômicos e tecnologia aplicada na produção.
Isto, para que não haja desperdício de recursos e prejuízos financeiros. Foi por esse motivo que no final do post estará inserido um calendário agrícola, para melhor planejamento da produção.
Planejando o Plantio em 3 etapas – descobrindo qual melhor época plantar nas 5 regiões do Brasil
1-Objetivos Claros
Para planejar o plantio, é preciso primeiramente ter clareza de seus objetivos, ou seja, saber o que pretende alcançar através do plantio de determinadas espécies vegetais.
Este é o primeiro passo para se conhecer quais e quantos recursos (ecológicos, técnicos, mercadológicos e humanos) serão necessários para realizar o que se deseja.
2 – Escolha das espécies
Você deverá fazer uso de alguns critérios técnicos e socioeconômicos que vão servir para orientar sua decisão sobre quais as culturas vão otimizar as condições e os recursos naturais presentes em sua propriedade.
Porém, o produtor precisa implementar adaptação das espécies vegetais no local da plantação, ficar atento quanto ao momento do plantio e de escoar a produção e etc.
Entretanto, torna-se necessário focar na distância da propriedade até os pontos de venda e distribuição dos produtos, o sistema de irrigação disponível, dentre outros.
3- Rotação de culturas
Uma vez escolhidos os principais produtos comerciais do sistema de produção, é fundamental realizar um planejamento de rotação de culturas.
Portanto, esse sistema serve para otimizar o aproveitamento dos nutrientes e presentes no solo e evitar a reprodução exagerada de organismos que atuem como pragas ou doenças.
Além do mais, serve para conhecer informações como precipitação anual, início e término da estação de chuvas, variação de temperatura, velocidade do vento, umidade relativa do ar, e etc.
Entretanto, segundo o site CPT – Centro de Capacitação Técnica, sugere que:
-Depois de estar seguro sobre o que deseja de seu sistema de produção, orientado para o manejo e tendo o calendário agrícola em mãos, você já terá todo o arsenal necessário para sair vitorioso dessa empreitada.
Outros fatores que precisam ser controlados

Como vimos, para o sucesso de uma produção agrícola é importante conhecer as culturas mais adaptadas às características da região do cultivo, bem como as épocas adequadas de plantio e colheita.
Também é importante destacar que uma produção satisfatória depende de diversos fatores, que quando não controlados, podem colocar em risco toda a sua produtividade, como por exemplo:
Preparo do solo; Adubação e calagem; Controle de pragas; Controle de doenças; Irrigação; Podas e condução; Sistemas de cultivo; Rotação de culturas.
Veja a seguir a época para o início do plantio e da colheita das principais culturas agrícolas do país, divididas por região.
1-Região Norte – Clique Aqui
2-Região Sul – Clique Aqui
3-Região Sudeste – Clique Aqui
4-Região Nordeste – Clique Aqui
5-Região Centro Oeste – Clique Aqui
Fontes:
CPT, Brasil Escola, Horta Escolar e Gastronomia, Globo Rural, Wikipédia e Planeta Orgânico