Linhas de Crédito do Pronaf mais utilizados na Agricultura

As linhas de Crédito do Pronaf foram criadas para melhorar a vida do homem do campo, uma vez que a agricultura de modo geral, mas particularmente a agricultura familiar é de fundamental importância para o desenvolvimento do País.

Entretanto, o governo auxilia o produtor rural e esse produz alimentos saudáveis e de maneira sustentável. É uma engrenagem que dá certo.

Aos que vieram saber mais sobre os Tipos de Pronaf, estão no lugar certo. Neste post abordaremos os seguintes temas:

Leia também: Como produzir alface para consumo no vaso

1- O que é e como funciona o Pronaf

O Pronaf foi criado para auxiliar os pequenos produtores da agricultura familiar, famílias que moram no interior do Brasil, e que geram a força de trabalho para desenvolver a própria cultura.

Dessa forma, a integração do pequeno produtor ao sistema produtivo é o principal objetivo do Programa do Governo – Pronaf. No fim do processo, todos saem ganhando.

No entanto, o produtor sai no lucro, uma vez que com o financiamento com taxas de juros melhores, eles conseguem recursos necessários para aprimorar o negócio e torna-lo mais lucrativo aumentando a renda familiar.

O Pronaf é uma forma de financiamento feito sob medida, para atividades e serviços desenvolvidas em ambiente rural ou próximas.

O que torna o programa interessante é os juros entre 5 a 6 % anuais, podendo ser pago com várias parcelas entre 1 e 6 anos dependendo da cultura. Mas, não é somente isso, tem linhas de investimento que o prazo poderá ser estendido até 20 anos.

2-Quais são as linhas de crédito do Pronaf

Todos os anos o governo libera o Plano Safra com diversas linhas de financiamento, todas voltadas para a agricultura familiar.

Entretanto, essas linhas de créditos diferenciam quanto as taxas de juros cobradas.

Segue alguns detalhes das principais linhas de Crédito:

3-Pronaf A e A/C

Os recursos dessa linha de crédito são destinados para indígena, os quilombolas e também para a regularização fundiária e etc.

4-Pronaf B

É destinado aos pequenos produtores com renda até 50 mil reais anuais.

5-Pronaf Mais Alimentos

Destina-se a investimentos para a agricultura familiar auxiliando produtores a investir em equipamentos rurais necessários para o desenvolvimento das diversas culturas.

6-Pronaf Agroecologia

Destina-se a agricultores familiares que sozinhos ou em grupos querem crescer   dentro da atividade, incluindo investimentos em equipamentos, caminhonetes, tratores e etc.

7-Pronaf Mulher

Independente do seu estado civil a mulher produtora rural pode conseguir esta linha de crédito do Pronaf, para realização de projetos no setor agrícola.

8-Pronaf Jovem

Da mesma forma do Pronaf Mulher, o Pronaf Jovem destina-se a projeto de Jovens agricultores entre 16 a 29 anos.

9-Pronaf Custeio

É a linha de Crédito que financia diretamente os custos de produção, tanto da agricultura, quanto da pecuária para os mais diversos investimentos necessários para o custeio agrícola.

10- Outros detalhes do Programa

Por fim, tratarei sobre os principais requisitos básicos para fazer parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.

Primeiro tem que ser Agricultor Familiar, ou seja, um pequeno produtor rural, também incluindo outras áreas como: pescadores, quilombolas, indígenas e etc.

Precisa residir na propriedade ou próximo tendo a agricultura como renda principal, e a renda bruta não deverá ultrapassar 360 mil reais nos últimos 12 meses e etc.

Esses são os principais dados sobre o Pronaf, no entanto, o programa é muito vasto, tendo muitas outras informações necessárias.

Caso deseja participar do programa Pronaf,  procure maiores  detalhes  com especialistas do seu banco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo