Neste post quero lhe ensinar passo a passo como plantar abacate e fazer produzir muitos frutos dentro de dois a três anos, após o plantio.
Para isso, vou deixar no fim do post um vídeo explicando detalhadamente sobre todo o processo.
Leia também: Agricultura familiar e o agronegócio no Brasil

1-Qual a melhor condição para plantar abacate;
O abacate é uma frutífera que precisa de clima entre 18 e 25 graus C. e necessita de locais e de temperaturas mais altas e subúmidos, além de uma terra fofa e muito bem preparada para o plantio.
Levantar o terreno fazendo uma coluna de terra é ideal para não umedecer demais os pés do abacateiro, evitando a entrada de fungos que pode destruir o seu abacateiro.
Entretanto, é de suma importância que o plantio seja em época chuvosa, caso sua região seja mais seca, precisa priorizar a irrigação.
2-Clima e temperatura Ideal para o cultivo
Os abacateiros se adaptam melhor em climas mais densos, no entanto, o que mais prejudica a planta, principalmente as mais jovens, é a oscilação brusca de temperatura.
Esse descontrole climático pode prejudicar em muito o cultivo do abacate que tem maior adaptabilidade nas regiões mais quentes.
O frio intenso pode queimar as mudas recém plantadas, por isso, os produtores das regiões mais frias, como no Sul por exemplo, precisam ficar atentos para a cobertura das mudas na época de inverno.
3-Quantidade de água exata para o melhor desenvolvimento
É preciso, antes de mais nada, lembrar que depende muito da variedade do abacateiro, de região para região, mas em média uma árvore já desenvolvida precisa de 1000 a 1300 mm de chuva anualmente.
Vale salientar que esse processo tem que ser avaliado, pois muita umidade pode levar ao estresse hídrico e isso causa maior incidência de doenças, abortamento das flores e queda na produtividade.
É preciso ficar atento a quantidade correta de água necessária para a sua plantação de abacate. Pois, essas condições dependem de plantação para plantação, uma vez que é necessário levar em conta o espaçamento entre as árvores, a região em que está plantada. Portanto, cada caso é um caso.
4-Condições de solo e que inserir nele para melhorar a sua qualidade
O abacateiro se adapta em vários tipos de terrenos, portanto, é preciso evitar o solo encharcado, ou próximos a várzeas. Também não se adequam em solos salinizados, sendo necessário que tenha um PH ideal para o plantio, ou seja, entre 6 e 7.
O abacate exige um solo rico em nitrogênio, fósforo e potássio.
Para conseguir um terreno com esse nível de minerais é preciso investimento em matéria orgânica, afim de que o solo permaneça com a umidade adequada e possa formar uma árvore sadia e altamente produtiva.
5-Qual a melhor época do ano para plantar abacate
Qualquer frutífera tem uma época em que se desenvolve melhor, no caso do abacate não é diferente.
O abacate terá uma melhor formação se plantado no período chuvoso e mais quente, ou seja, na primavera, estimando o tempo necessário para a planta enraizar bem antes do inverno e ter maior resistência.
6-Outros cuidados a tomar
Entretanto, antes de plantar o abacate é preciso fazer um planejamento adequado, para evitar perdas.
Para ter uma árvore duradoura e que produza bastante abacate, é preciso fazer do jeito certo desde o início, a começar pelo plantio. Ou melhor, começar antes do plantio, já no preparo do solo.
Algo importante é escolher um local que não seja muito frio, também que não seja encharcado, isto é, torna-se necessário um terreno bem drenado para evitar o acúmulo de umidade.
Outro fator não menos importante é plantar mudas comerciais, como a variedade Geada, Margarida, Fortuna entre outras, e que seja produzida dentro dos padrões de qualidade.
Precisa-se também de uma boa enxertia e transplantar as mudas no tempo certo, acima de 40 centímetros.
Finalmente, espero ter ajudado a você, caro produtor que está pensado em plantar abacate.
Posso dizer que é uma cultura que exige tempo e paciência até a colheita, mas vale a pena o esforço!