A Agricultura Familiar está presente em mais de 70 % das pequenas propriedades do Brasil e produzem grande parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
Portanto, esse tipo de negócio é praticado por pequenos agricultores em áreas pequenas de cultivo.
São responsáveis pela produção de alimentos consumidos por um grande número de pessoas, sobretudo, nas grandes cidades, onde chegam a produção dos mais variados gêneros agrícolas.
Genero agrícola como: milho, verduras, legumes, frutas e uma gama de outros produtos deliciosos e de alta qualidade. Dentre esses produtos destacamos os produtos orgânicos e agroecológicos.
Leia Também: O dia a dia da Agricultura Orgânica;
Leia Também: Os três Melhores Motocultivadores da Atualidade;

Geralmente a Agricultura Familiar é realizada pela mesma família, de forma que gera uma grande demanda de mão de obra, ajudando famílias inteiras a ficarem no campo, contribuindo dessa forma, para a diminuição do Êxodo Rural.
Eu sou um pequeno agricultor na área da horticultura e neste blog vou detalhar em 5 passos as características da Agricultura Familiar. Segue:
- Incentivo dos Governos Municipais, Estaduais e Federal;
- Empregos são gerados garantindo a renda aos produtores;
- Sustentabilidade e baixo impacto ambiental;
- Variedades de alimentos mesmo em pequenas áreas;
- Alimentos são produzidos com sustentabilidade;
1. Incentivo dos Governos Municipais, Estaduais e Federal
Essa modalidade de agricultura ajuda a desenvolver o país, sobretudo, no aspecto econômico. Desta forma, são ofertados diversos benefícios que ajudam a desenvolver e fortalecer o homem do campo nas diferentes esferas.
Esses recursos partes tanto do poder executivo municipal, estadual e federal com créditos para custear a produção e ajudar os pequenos produtores a investir mais em tecnologia, seguros para produção e diversos outros incentivos de comercialização dos produtos.
Um exemplo é o Pronaf, Programa de Fortalecimento da agricultura Familiar, um programa de fácil captação de recursos e com juros menores, garantindo o investimento tanto no custeio como em compra de equipamentos agrícolas.
2. Empregos são gerados garantindo a renda aos produtores
A Agricultura Familiar tem gerado inúmeros benefícios, entre eles, garantido o desenvolvimento de regiões do interior do Brasil.
Gera renda e empregos e fortalece a economia das pequenas cidades, não permitindo que as mesmas deixem sua região para se deslocarem para grandes centros sufocando ainda mais as grandes cidades.
A agricultura em larga escala também dá também a sua contribuição para o Brasil nas exportações de commodities agrícolas, no entanto, as pequenas propriedades utilizam mais a mão de obra braçal gerando dessa forma, uma grande quantidade de mão de obra.
Diferente da agricultura mecanizada de precisão que usa mais maquinários e poucas pessoas são necessárias pra realizar todo o processo desde o plantio até a colheita.
Eu por exemplo, trabalho sozinho em minha propriedade, e consigo gerar uma renda com o plantio de verduras e legumes.
3. Sustentabilidade e baixo impacto ambiental
A Agricultura Familiar causa um baixo impacto ambiental, diferentemente das propriedades que produzem em grandes escalas, tornando assim uma grande vantagem para a melhora da qualidade de vida na atualidade. Primeiro, a implantação de eficientes meios produtivos a exemplo da agricultura orgânica; segundo, poderíamos destacar também o uso de energia limpa, enfim, um maior respeito ambiental e grande fonte de produção de produtos que fazem parte diariamente na mesa dos brasileiros.
4. Variedades de alimentos mesmo em pequenas áreas
Mesmo com produção de pequenas áreas, há uma grande diversificação de culturas e o melhor: com grande competitividade.
Durante o ano todo os pequenos produtos abastecem o mercado nacional, seja com hortifrutigranjeiros, na suinocultura, e em diversas outras áreas de produção.
O mais importante é que com a ajuda de técnicos são oferecidos produtos de alta qualidade, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores.

5. Alimentos são produzidos com sustentabilidade
Há na atualidade cada vez mais procura-se por alimentos com menos agrotóxicos, ou seja, produtos que segue uma linha mais orgânica.
Busca-se também por alimentos que não prejudicam a saúde, de maneira geral, tendo maior teor nutricional em comparação com os produtos tradicionais.
Essa façanha é proporcionada na agricultura sustentável familiar, sem perder a qualidade dos produtos, muito pelo contrário, tendo uma boa competitividade e gerando desenvolvimento.
Para finalizar, quero relatar minha experiência com hortaliças. Não uso agrotóxico e a minha produção é totalmente orgânica. Dessa forma, consigo um melhor preço devido a qualidade da minha produção.