Nest artigo vou explicar detalhadamente como plantar quiabo do plantio até a colheita de forma certa, explicando todos os detalhes da cultura.
Leia também: Criação de Frangos e Galinhas Caipira vale a pena. Saiba Mais

No fim do artigo assista ao video que explica de maneira profissional, ou seja, por um especialista da área, como é possivel ter um negócio super lucrativo na produção de quiabo. Sugiro assistir.
Preparação do Solo para plantio
Como em qualquer outra cultura a primeira coisa a se fazer é preparar bem o solo. É necessário fazer uma análise minuciosa do solo, para saber quais correções precisa fazer.
Ou seja, precisa-se coletar amostra de solo, selecionando alguns pontos e enviar para o laboratório mais ou menos 0,5kg de solo, afim de verificar e interpretar quais produtos e em qual quantidade precisam ser inseridos para corrigir as deficiências encontradas.
Entretanto, a cultura do quiabo é bastante sensível a alumínio no solo e exige saturação de base mais alta em torno de 70%, por isso, a necessidade de corrigir o solo com calcário que é um corretivo útil e com baixo custo.
Operação a serem feitas
No entanto, no que se refere as operações, são as formas de iniciar e preparar o local a ser plantado.
Um exemplo, pode ser uma área de pasto, que precisa ser tirado o pasto, subsolar, gradear, portanto, é uma operação com maior custo devido a complexidade das operações a serem feitas nessa área.
Entretanto, um caso bem diferente é pegar um solo que já é cultivável por vários anos e talvez precise somente passar uma grade, ou a rotativa e a terra já fica preparada para o plantio.
Dessa forma, as operações são diferentes, com diferentes custos e isso influencia na hora de planejar o plantio.
Como plantar o quiabo?
A primeira coisa a ser considerada é escolher a variedade para plantar. Tem algumas opções como o imperador, a esmeralda, santa Cruz, e sabe-se que tem vantagens e desvantagens de trabalhar com cada uma dessas sementes.
Por exemplo, próximo ao inverno é menos viável trabalhar com sementes híbridas, precoces, por ter uma performance mais fraca. Essas três citadas acima, são melhores para essa época do ano.
Porém, outro fator também importantíssimo é o espaçamento que deve ser plantado o quiabo. O ideal é plantar com 1m entre linha e 20cm entre plantas, inserindo 4 sementes por metro.
Outro pormenor interessante é que você poderá escolher entre plantar com sementes, semeando-as diretamente no solo, ou por mudas. Essa escolha fica a seu critério, de forma que possa fazer as contas e ver o que fica mais barato.
Embora, plantar com mudas ficar um pouco mais caro, mais o custo beneficio compensa, por conta de acelerar mais o processo e também no quesito de controle de pragas.
Entretanto, tem também a desvantagem de plantar com muda, porque o processo será totalmente manual, não tendo máquinas para plantar, ao contrario de sementes que tem maquinas disponíveis para o plantio.
Inclusive, tenho dois posts aqui no Blog que explica mais sobre algumas máquinas que podem plantar quiabo. Falo do artigo “Plantadeira e adubadeira manual para pequenas áreas rurais” e também do artigo “ Plantadeira e adubadora manual para Chácaras, Sítios e Fazendas” .

Adubação de Plantio
Agora, vem um fator não menos importante que a adubação de Plantio.
A adubação de Plantio vai depender da análise de solo feita como dito no início do post. Basicamente, na adubação de base é preciso preocupar com o fósforo, o quiabo necessita bastante fósforo, sobretudo na fase inicial.
Um exemplo de adubação de base é o 4,14,8, mas, algo simples e bom de inserir no inicio do plantio é a adubação orgânica, como cama de frango, esterco bovino, humus e etc.
Colheita do quiabo
Como foi prometido no título desse post, vamos falar também sobre a colheita do quiabo.
Quando os frutos ter 14 cm de comprimento e estar macio, e sem pontas quebradas, chegou o momento esperado pelo produtor: a colheita.
Para saber exatamente a hora certa de colher precisa verificar se os frutos estão com a cor verde bem intenso e suas flores precisam estar murchando.
Outro fator importante é colher sempre que os frutos estejam maduros, ou seja, é preciso sempre estar atento nas plantas. A verificação deve ser diária.
Para colher, use faca com bastante corte para não danificar a planta. E para armazenar pode usar bolsas ou baldes amarrados na cintura para agilizar a colheita.
Como ter um negócio lucrativo com a produção de quiabo
Finalmente, vamos para o melhor momento que é aprender a escalar o negócio e ganhar dinheiro com a cultura.
Tem um método criado pelo agrônomo Rafael Martins, especialista na produção de quiabo e ele ensina nesse método a aumentar o faturamento da sua propriedade rural sem grandes investimentos.
Nesse método, qualquer pessoa pode plantar quiabo, mesmo sem ter experiência alguma com a cultura. Ou seja, não precisa tem equipamentos ou infraestrutura, somente precisa ter coragem e vontade de produzir e ganhar dinheiro.
É lógico que para ter sucesso precisa colocar em prática todo o processo explicativo desse método.
Caso queira saber mais, assista ao vídeo do Próprio Rafael Martins, explicando com maiores detalhes sobre esse método.