A agricultura familiar representa muito para o nosso país, segundo consta representa cerca de 23% da produção na agricultura nacional. Para ajudar você, produtor rural, segue nesse post uma Dica de ouro para facilitar a vida do agricultor, principalmente o pequeno produtor Rural.
Leia também: Ganhar dinheiro na Agricultura sem destruir o meio ambiente

O que mais gera renda para o pequeno produtor?
De certo modo, para as pequenas propriedades rurais o mais lucrativo é produzir hortaliças e leguminosas. Cada região tem os produtos que se adaptam melhor à região por causa do clima e de outras condições, desse modo, torna-se necessário alguns investimentos em estufas, ou em outras estruturas para maior produtividade.
No caso das estufas, ou de plantio no campo mesmo, por exemplo, de tomates, pepino, pimentão e hortaliças em geral, faz-se necessário o preparo do solo com antecedência, com o intuito de deixar o solo preparado de maneira adequada para a plantação.
Inclusive, sem essa preparação do solo de forma adequada é a razão, muitas vezes, de baixa produtividade ou de perca total da plantação.
Pequenos produtores competem com os grandes
Os grandes produtores geralmente têm maquinários grandes de grande potência, como tratores e colheitadeiras e outros diversos implementos agrícolas, e isso facilita o manejo de grande quantidade de terras.
Geralmente, os pequenos produtores não têm essa capacidade de investimento em maquinários modernos e supercaros, e nem é viável, dependendo da quantidade de terras a ser cultivada.
De certo modo, a invenção de maquinários super tecnológicos, mas de menor valor para compra pode ser ideal para que o pequeno agricultor possa desenvolver suas culturas com menos esforço e maior qualidade de vida.
Uso de Motocultivadores
Desse modo, o uso do Motocultivador, o famoso tratorito é indispensável para trabalho de quem cultiva em estufas, ou em pequenas propriedades rurais.
Inclusive, a grande vantagem é o custo benefício. Na atualidade, temos motocultivadores que variam entrem R$3000,00 a 12,000 reais. Essa variação de preços depende muito da potência do motor e, também, do combustível usado, se é a gasolina ou diesel. Geralmente, os motocultivadores a diesel são mais caros, no entanto, o combustível é mais econômico e o motor tem maior vida útil.
Entretanto, essa ferramenta é vital para preparar o solo, encanteirar, no caso no plantio de hortaliças e de tomates em estufas; sem contar também, que pode adaptar uma carretinha atrás e pode transportar até 400 kg de peso. Isso ajuda muito.
Facilidade de compra
Outro fator super importante é que hoje está super facilitado a compra desses produtos. Por exemplo, no Mercado livre, poderá comprar em até 10 vezes sem juros, entretanto, caso ainda não tiver dentro do seu orçamento, poderá fazer o Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiiar, que financia com juros super baixos para esse tipo de empreendimento rural. Caso queira saber mais, poderá ler este outro artigo postado aqui no blog. Acesse o artigo: Linhas de Crédito do Pronaf mais utilizados na Agricultura
O diferencial desse motocultivador é a marcha reduzida ideal para revolver o solo de hortas e trabalhar com camas aviárias de pequenas propriedades.
Para facilitar, vou disponibilizar o vídeo desse excelente motocultivador com maiores detalhes, e você poderá tirar suas próprias conclusões.
Encanteirador
Para quem quer encanteirar a sua horta ou outros trabalhos no campo, sugiro também o encanteirador que poderá ser adaptado nesse motocultivador.
No entanto, os implementos poderão ir comprando aos poucos, e dentro de pouco tempo estará tudo organizado para uma boa produtividade na sua propriedade rural.
Finalmente, espero que tenha gostado do post e em breve trarei mais artigos interessantes sobre a agropecuária e outras áreas que falamos aqui no Blog Coisas da Roça.