Neste post vou refletir sobre O dia a dia da Agricultura Orgânica, seus benefícios para os pequenos produtores rurais, bem como para toda sociedade.
No post “Aspectos da Agricultura Familiar“, frisei sobre a Agricultura Familiar, seus aspectos e vantagens. Neste post vou tratar sobre Agricultura orgânica, discorrendo sobre os temas:
- Conheça mais sobre a Agricultura Orgânica
- Trabalhando com produtos orgânicos na prática
- Vantagens da Agricultura orgânica
- Conhecimento é fundamental para o sucesso
- Procedimentos necessários
1-Conheça mais sobre a Agricultura Orgânica

Agricultura Orgânica é a forma de melhorar a qualidade dos produtos agrícolas por meio dos processos mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis.
Em 1960 foi que realmente começou a se desenvolver esse sistema de cultivo, que procura não utilizar produtos químicos, maquinários para mecanização, venenos tóxicos à saúde humana, enfim, outras tecnologias mais, que possam piorar a qualidade de vida e o meio ambiente.
Essa modalidade de cultivo está cada vez mais ganhando adeptos no Brasil inteiro. Porém, não basta querer apenas ingressar no cultivo, é preciso certificação de produtor de produtos orgânicos e essa certificação exige práticas específicas.
Leia Também: Os três melhores Motocultivadores;
2-Trabalhando com produtos orgânicos na prática
Muito mais do que técnicas de Cultivo na Agricultura Orgânica, é preciso ficar de olho nas mudanças de manejo, bem como no quesito ambiental em geral.
Para migrar do sistema tradicional para o sistema Orgânico é necessário atentar aos ajustes que terão que ser feitos na propriedade visando a melhoria nas condições ambientais e na produção de alimentação saudável.
O foco principal da modalidade é reaproveitar materiais de uma atividade em outra, evitando percas de resíduos e reaproveitando os nutrientes.
Outro fator não menos importante é a prática de manejo de solo, que devem ser enriquecidos de compostos orgânicos como, pós de rocha, adubação verde, entre outras práticas agrícolas desenvolvidas nas propriedades que devem ser estudas de forma mais extensiva.
3-Vantagens da Agricultura orgânica
Praticada por milhares de produtores em todo o Brasil nas mais diversas culturas, por exemplo: os grãos como soja, milho e feijão; na fruticultura como laranja, manga, abacate e uva; nas hortaliças, como a alface, rúcula, couve e etc, a Agricultura Orgânica produz muitas vantagens de comercialização e de preservação ambiental como citado anteriormente.
Segue as principais vantagens da Agricultura Orgânica:
- Aumento da Biodiversidade contribuindo dessa forma, na resistência na mudança do Clima global;
- Controle naturalmente das pragas por insetos, pássaros e nutrientes ao invés de agrotóxicos;
- Melhora na qualidade de saúde tanto de quem trabalha, como quem consome os alimentos;
- Promoção da sustentabilidade por meio de compostagem, de resíduos, rotação de culturas.
- Recursos naturais preservados, entre outros.
Além do mais, os produtos orgânicos possuem valor agregado devido ao inovado processo de cultivo, de forma que estão inclusas todas essas vantagens citadas. Muitos consumidores preferem a pagar mais por um produto com selo da Agricultura Orgânica, ao invés de comprar produtos da cultura tradicional com maior índice de agrotóxicos embutidos.
4-Conhecimento é fundamental para o sucesso
Por demandar maior tempo e dedicação no cultivo, a Agricultura Orgânica é praticada geralmente por pequenas propriedades rurais e geram, entretanto, melhores condições econômicas para a classe mais sofrida do campo: os pequenos produtores rurais.
Entretanto, é preciso que os pequenos produtores familiares busquem maior conhecimento através de cursos, seminários, entre outros. Como em outras áreas, com o passar do tempo o processo sempre está se inovando, novas técnicas vão surgindo e novos recursos vão se apresentando para facilitar o trabalho.
Dessa forma, o produtor precisa estar sempre atento às mudanças que vão surgindo. Uma dica é especializar-se em um Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica. Sugiro um curso gratuito da Unova Cursos. Neste curso você irá aprender práticas inovadores e sustentáveis, além de técnicas orgânicas. Se tiver interesse, clique aqui e saiba mais.

5- Procedimentos necessários
Para se tornar um Agricultor Orgânico a primeira coisa é estar disposto a superar os desafios. Depois, é preciso criar um planejamento, procurando inteirar-se de todos os pormenores da atividade.
Volto a salientar que o conhecimento é a base para tudo. Sem ele não é possível empreender em nenhuma área.
Na Agricultura Orgânica não é diferente. É preciso conhecer o mercado, os fatores interno e externo, os tipos de culturas que são adaptáveis à região onde se pretende atuar, calcular os custos de produção, enfim, é necessário fazer, como dito acima, um bom planejamento para que o negócio tenha sucesso.
Sobre este item