Com vasta pesquisa, vou demonstrar nest post os três melhores Motocultivadores para o uso diário.
O moto cultivador facilita e agiliza o trabalho do homem do campo e comprar uma máquina de alta qualidade é ideal para o preparo do solo, para cultivar hortaliças, cuidar do aviário e muitas outros trabalhos do campo.
No entanto, o motocultivador ideal é aquele que vai suprir a sua demanda, ou seja, precisa ser fácil de dar partida, não pode ser muito pesado e precisa ter potência para aguentar o trabalho diário.
Leia Também: O dia a dia da Agricultura Orgânica;
Potência é o Fator mais importante

De certo modo, quando for comprar um motocultivador precisará estar atento à potência do Motor, bem como o trabalho que deverá ser executado, uma vez que um aspecto dependo do outro.
Se o terreno for não muito grande, e não muito enrijecido, poderá comprar uma máquina entre 5 a 7 HP.
Caso o terreno esteja muito compactado, seria necessário executar uma subsolagem antes, para depois usar o motocultivador ou adquirir um motocultivador com potência maior.
No caso de terreno maior e com maior dificuldade de trabalho será necessária uma potência de 10 HP ou mais, para que não exija demais do maquinário e possa ter menos durabilidade.
Partida Manual ou Elétrica?
Tendo as duas opções manual usando corda, ou elétrico usando a chave, você terá a possibilidade de escolher o que mais é vantajoso para você.
Entretanto, é lógico que o motocultivador Elétrico é mais prático devido a facilidade de dar a partida, no entanto, é preciso salientar que é um pouco mais caro. Caso o cliente esteja disposto a pagar um pouco mais pelo produto, será uma boa escolha.
Porém, se seu serviço não é muito, ou está com pouca grana também dá para trabalhar com o motocultivador manual, é um pouco mais sofrido, mas, nada que não seja possível. Basta puxar a alavanca várias vezes que você vai dar a partida normalmente.
Detalhes que precisa observar
Antes de comprar identifique a questão do combustível a ser usado. Estão disponíveis no mercado motocultivadores a gasolina e a Diesel. O motor a gasolina é mais barato, no entanto, exige maiores cuidados devido a gasolina ser altamente inflamável.
Em contrapartida, os motores a Diesel são mais caros, mas geralmente, o motor tem maior durabilidade, sem contar que no logo prazo você economizará muito, por o diesel ser mais barato.
Os quatro melhores Motocultivadores

1-Motocultivador Gasolina Buffalo 7cv 300-800mm P Man C/farol
Esta máquina oferece desempenho de confiança e ideal para preparar o solo segundo suas necessidades.
Contudo, já vem com partida Elétrica que auxilia no manuseio cotidiano. Você terá a opção de ajustar a largura de corte e profundidade de acordo com a necessidade.
O ajuste de corte vai de 770 mm até 1050mm, um bom ajuste, afinal, e profundidade vai de 150 a 300 mm, de acordo o tipo de terreno.
Além do mais, conta com ignição eletromagnética, e sistema de transmissão por correia. Versátil, chave com duas marchas para frente e uma ré, portanto, muito fácil de operar. Conta com Pneus 4.0 que garante estabilidade e durabilidade.
A manobra fica mais fácil por conta do guidão giratório 360 graus, e é ajustável, além do mais, as enxadas rotativas proporcionam largura de corte ajustável, deixando uma boa experiência para os usuários.

2- Motocultivador Gasolina Enxada 90cm 3+1 Montada Motor Te70tb Tt90r-xp-u Toyama
Motocultivador à Gasolina TT90R-XP-U é uma máquina completa que já vem com alguns implementos.
Além de vir com a enxada rotativa, vem também com a carreta basculante, ideal para quem quer facilidade na hora de transportar materiais necessários para o trabalho do sítio.
Tem um motor 7 HP, muito potente e é muito leve, por sinal, facilitando a operação. Tem transmissão Manual e duas velocidades para frete e uma ré.

3- Motocultivador a diesel 9 hp partida elétrica – TF545DE – Husqvarna
Este Motocultivador já tem maior potência do que os outros dois. Possui 9HP de potência e é a diesel, que é garantia de economia devido o combustível ser mais barato.
Contudo, é uma marca muito bem conceituada no mercado, tem partida elétrica, que facilita em muito o manuseio, além de ser muito resistente.
Porém, por ser motor a diesel a experiência demonstra que esse tipo motor tem maior vida útil, mesmo sendo usado em ambientes não muito limpos.
Finalmente, é um excelente motocultivador, com belo design e capacidade de sobra para auxiliar você no trabalho duro de cada dia.