Nesse artigo, vou te mostrar como é possível faturar até 60 mil reais por hectare com a produção de quiabo, uma cultura que ainda é pouco explorada, mas tem um grande mercado.
Entretanto, é uma das melhores rentabilidades do agronegócio, principalmente quando a gente fala de pequenas propriedades.
E é possível ter esses resultados com a cultura do quiabo, desde que você siga alguns princípios básicos e não cometa alguns erros cruciais.
Quem dá essas dicas é um produtor e agrônomo que há mais de cinco anos vem trabalhando com essa cultura. Seguir seus conselhos e evitar muito prejuízo e perda de tempo.
Leia também: Dúvidas sobre aposentadoria rural
E por que que o quiabo é a cultura ideal para quem está começando?
Para quem já é produtor, ótimo, já tem uma certa experiência, mas, especialmente, para quem está começando, o quiabo é uma cultura ideal.
Isso porque precisa de um baixo investimento inicial e o custo de produção é baixo também.
Outro fator é que o retorno é rápido, tem um alto potencial de faturamento. Nós estamos falando de uma grana rápida, em pouca área e em pouco tempo, como é o caso de muitos produtores.
Se você está buscando uma forma de ganhar dinheiro fácil, sem fazer qualquer tipo de esforço, este não é o investimento ideal.
Estou trazendo neste artigo relatos de uma cultura muito rentável sim, porém, é preciso saber trabalhar.
É possível ganhar dinheiro com a produção de quiabo, mas para você conseguir ter bons resultados, você precisa saber produzir, você precisa saber vender e você precisa ter um bom controle para saber o que está sendo feito.
Para quem é indicado o cultivo do quiabo?

E esse resultado não é somente para quem tem experiência com a produção agrícola, tem vivência de roça que consegue ter resultado.
A maioria das pessoas começa sem nenhuma experiência a trabalhar no campo e, seguindo o passo a passo, muitos agricultores conseguiram faturar muito.
Segundo Rafael Martins, fundador da Fazenda Viçosa, ele começou em uma área de 5 hectares e criou um projeto que se transformou, hoje, na marca “Fazenda Viçosa”.
Atualmente, eles entregam para mais de 50 supermercados, porém, demorou alguns anos para que estruturassem esse modelo de negócio altamente lucrativo.
E nesse artigo, tem o principal objetivo de levar conhecimento para ajudar outras pessoas a ter uma boa rentabilidade no campo.
Isto é, o objetivo é proporcionar informações de qualidade, do início ao fim, e não informações aleatórias, e sim experiências e testes que já foram feitos na fazenda Viçosa.
Qual o custo de produção?
Para você fazer a formação de uma lavoura de quiabo, o custo é baixo, em torno de 4 mil por hectare.
Porém, o maior investimento que você vai ter é com a irrigação, mas não é só custo, já é um investimento, porque ela vai durar muitos anos, isso se for feito da maneira correta.
E eu considero a irrigação indispensável para se trabalhar com uma cultura de alto valor agregado, como é o caso do quiabo.
E há uma dúvida bastante frequente: qual a área que eu preciso ter? Na minha opinião, o interessante é você ter pelo menos um hectare disponível para você fazer o seu plano do quiabo.
Pode ser mais ou pode ser menos. Essa é a minha opinião e eu vou mostrar aqui o porquê.
Em uma área pequena de mil metros quadrados, você já consegue começar a sua produção e ter uma renda extra mensal.
Isso é apenas para observar se adapta ou não à cultura, mas viver com mil metros quadrados não é possível, vai ser só uma pequena renda extra.
Agora, se você tem interesse de fazer um plano maior, de faturar 20, 30, 40 mil por mês com quiabo, aí o pensamento já precisa ser um pouco mais avançado.
Como que eu faço para implantar um projeto inicial de um hectare de quiabo?

Porém, o primeiro passo é fazer a demarcação dessa área. Ou seja, o primeiro passo é delimitar essa área em que você vai trabalhar.
Portanto, após ter definido a área, agora você precisa saber a água necessária, certo?
Isto é, qual a vazão que se tem disponível? 5, 10, 20 metros cúbicos por hora?
Caso não saiba, você precisa descobrir, isso é fundamental para você definir sua área plantada e os setores da sua irrigação.
E caso tenha pouca água disponível, ou seu setor irrigado vai ter que ser pequeno, ou seja, você vai irrigar uma pequena área por vez, ou então você vai precisar de um tanque para estocar essa água para depois irrigar.
É possível irrigar o quiabo tanto por gotejamento, como por aspersão. E aspersão eu digo: aspersores convencionais, pivô, canhão, qualquer modalidade.
Então, nesse exemplo, vamos quebrar esse hectare em quatro lotes de 0,25 hectares e terá que ter a vazão correspondente à necessidade para o aguamento.
A importância do planejamento
Por que eu quebrei em pequenos lotes de 2.500 metros quadrados e não vou plantar um hectare de uma vez só?
Portanto, para aqueles que estão começando, não é interessante plantar áreas grandes. Então é muito importante que você divida esse plantio para facilitar a colheita e a comercialização, com o objetivo de começar a se estruturar.
Então estamos falando em quatro plantios lineares, ou seja, mesma área, mesma janela de plantio e mesma produtividade.
O quiabo tem uma fase inicial vegetativa de 45 a 75 dias de duração e depois ele entra em produção, e essa janela de produção vai de dois a quatro meses em média.
E eu falo em média porque vai depender do manejo e são vários fatores que influenciam nessa longevidade da lavoura, que é a nutrição, o manejo de irrigação, o controle de pragas e doenças e a escolha da variedade.
Qual a melhor variedade?
Entretanto, a variedade mais antiga e a mais tradicional é o Santa Cruz 47, mas aqui nesse exemplo estamos exemplificando híbridos e variedades superiores.
Elas são melhoradas geneticamente. E por que elas são superiores? Porque tem uma maior tolerância a pragas e doenças, maior precocidade e produtividade.
Essa produtividade vai variar em função desses fatores também. Do clima, da nutrição, do manejo de pragas e doenças, do manejo de irrigação, tudo isso vai influenciar.
Então, aqui eu plantei no início de agosto e eu vou começar a colher os primeiros frutos do meio para o final do próximo mês.
E essa produtividade vai aumentando, atinge o pico de produção e depois começa a cair até um ponto que não vale a pena dar continuidade nessa área. Compensa eu finalizar.
Produtividade x Rentabilidade

Segundo o agrônomo Rafael, a sua produtividade máxima foi na faixa de 21 toneladas por hectare. Portanto, a rentabilidade será em relação aos preços, à produção, etc.
A fazenda Viçosa já vendeu quiabo de todas as formas possíveis, inclusive para a exportação, mas seu foco principal, já há alguns anos, tem sido as redes de supermercado, por conta da estratégia de comercialização.
Inclusive no curso, além de toda a etapa de produção, ensinam também todas as estratégias de comercialização, tanto para a venda a granel, como para a venda de produtos embalados.
Inclusive, estão desenvolvendo um aplicativo de compra e venda de hortifruti, e é claro que os alunos serão os primeiros a ter acesso a esse marketplace.
Para finalizar, o principal objetivo é esse: ver você ganhando dinheiro com a cultura do quiabo.
O curso de produção de quiabo está com as inscrições abertas e com uma condição super especial. Além de todo o conteúdo técnico, você vai ter acesso ao grupo exclusivo de WhatsApp para tirar qualquer dúvida que surgir.
Escolha a melhor opção
E a partir de agora você tem duas opções para trabalhar com essa cultura.
Uma é aprender sozinho, errando, perdendo tempo, perdendo dinheiro, não sabendo o que fazer.
E a outra é ter um passo a passo, um roteiro do que precisa ser feito e do próximo passo a ser dado.